Nos últimos meses, o Procon de Pomerode tem presenciado diversos golpes envolvendo cartões de crédito e débito, empréstimos consignados, fraudes em boletos, compras feitas pela internet não entregues e empréstimos que exigem pagamentos antecipados. Diante disso, o Testo Notícias conversou com a gerente do Procon de Pomerode, Maiara Francini de Araújo Schuhart, para saber o que fazer em cada situação e quais cuidados a população pode ter para não cair em nenhum golpe.
Resumidamente, a recomendação é para que o consumidor sempre esteja atendo a todas as informações que são prestadas ou veiculadas. “O Procon orienta que o consumidor sempre esteja informado, leia com calma os anúncios e verifique as situações. Fique alerta também sobre o que está sendo oferecido. Desconfie de vantagens excessivas, leia os contratos, as letras miúdas e sempre procure esclarecer as dúvidas antes de qualquer atitude”, evidencia Maiara.
Caso o consumidor caia em algum golpe, a orientação é que procure o Procon para registrar as reclamações a respeito dos fatos, sempre tendo em mãos todos os documentos, como protocolos e notas fiscais. No entanto, é importante destacar que o Procon não resolve os golpes e sim relações de consumo, quando a situação em que o consumidor se encontra se enquadra nos casos em que a instituição atua. “Nas demais situações, é importante realizar o Boletim de Ocorrência, pois se tratando de vítima de crimes de estelionato ou fraudes, a competência é da Polícia Civil.”
Como diversos golpes estão ocorrendo, separamos, em duas matérias, a explicação e como reagir a cada situação. Dessa vez, falaremos sobre empréstimos consignados e cartões de crédito e débito. Na próxima semana, abordaremos sobre compras feitas pela internet, boletos fraudados, empréstimos e pix.
Empréstimos consignados
Nesse caso, geralmente o consumidor, aposentado ou beneficiário do INSS, recebe um contato de banco ou financeiro e é induzido a dizer sim a um empréstimo consignado, acreditando estar recebendo créditos do INSS. Além disso, existem outras duas situações que ocorrem, segundo Maiara: uma é quando o consumidor recebe o dinheiro em sua conta e faz o uso, e somente quando recebe o desconto do consignado percebe o que ocorreu. A outra é quando dizem que o consumidor tem uma margem de valores para receber como ressarcimento referente a um novo cálculo de juros e, por isso, está disponível uma análise, quando, na verdade, o que ocorre é refinanciamento ou a realização de um novo empréstimo, gerando mais custos para o consumidor.
Diante disso, a gerente recomenda: “se constatar algum desconto em seu benefício ou dinheiro depositado em sua conta, procure imediatamente o seu banco para verificar o que ocorreu. Em caso de dúvidas, entre em contato com o INSS através do telefone 135, gere protocolo de atendimento para todos os pedidos e verifique”, explica. Outra recomendação é que o consumidor fique atento, se ele não possui qualquer ação contra o INSS ou valores atrasados para receber, não há nenhum outro valor a ser recebido além do que ele já recebe mensalmente. “Verificando qualquer valor extra em sua conta, não faça o uso, procure a origem e tente efetuar a devolução. Não conseguindo atuar neste sentido, procure o Procon.”
Caso o consumidor desconfie que o golpe esteja sendo aplicado, Maiara orienta que as dúvidas sejam esclarecidas junto ao INSS, no site, na agência ou através do 135. “Em caso de não desejar qualquer empréstimo consignado ou cartão de crédito consignado, o consumidor pode criar uma senha “Meu INSS” e efetuar o bloqueio de empréstimos consignados, liberando o acesso apenas quando for do seu interesse realizá-los.
Cartões de crédito e débito
Maiara explica que, nessa situação, o golpe é mais elaborado e ocorre quando um consumidor recebe um contato de alguém que se passa pelo atendente de seu banco, informando que seu cartão foi clonado e que, para resolução da situação, é necessário que o consumidor entregue seu cartão para o atendente que buscará em sua residência. Em outros casos, é solicitado ao consumidor dados como CPF, número do cartão, senha e número de segurança.
Quanto a isso, a gerente alerta para que os consumidores fiquem atentos. “Os bancos e operadoras de cartão não ligam, não solicitam dados pessoais, senhas e outros documentos, também não buscam cartões em sua residência. Se o consumidor receber uma ligação estranha, deve desligar imediatamente e procurar sua agência bancária”, destaca.
Diante disso, Maiara salienta a importância do consumidor estar sempre em contato com seu banco ou operadora de cartão, evitando fornecer informações pelo Whatsapp ou telefone. Caso haja a desconfiança do golpe, o consumidor pode telefonar para o Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) com o número que está atrás do cartão, no site oficial do banco ou na própria agência.
E-mail Procon
A Prefeitura de Pomerode informou na sexta-feira, dia 25, sobre e-mails enviados de um remetente denominado como Procon On-line para estabelecimentos comerciais, o qual supostamente encaminha um link e um documento que permitiria que o fornecedor acessasse as reclamações que estão sendo registradas contra ele. Nesse sentido, o Procon de Pomerode esclarece a falsidade das mensagens. “As correspondências enviadas são via correio ou, em caso de envio por e-mail, o remetente é sempre procon@pomerode.sc.gov.br. Mesmo em casos de outras cidades, o e-mail oficial sempre será procon@__nome da cidade de origem___.sc.gov.br”, completa.