Começa na madrugada deste sábado, dia 23, mais precisamente às 3h50min da madrugada, a primavera no hemisfério sul. É neste horário que ocorre o chamado equinócio de primavera, quando o dia e a noite têm a mesma duração. É também neste horário que acontece, no hemisfério norte, o equinócio de outono.
Segundo o Observatório Nacional, o que marca as estações do ano é exatamente a maneira como os raios solares incidem nos hemisférios.
“Além da temperatura, um dos efeitos que evidenciam as estações é a variação dos comprimentos dos dias, ou seja, a quantidade de tempo que o Sol fica acima do horizonte”, informou o Observatório Nacional, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Jardins de Pomerode
A cidade mais alemã do Brasil é conhecida pela maneira com que seus moradores cuidam dos jardins de suas casas, trazendo uma beleza sem igual às ruas do Centro e dos bairros. E é claro que na Primavera, esse espetáculo fica ainda mais evidente.

Nas fotos presentes nessa matéria, você pode conferir o encanto do jardim cultivado na casa do casal Hilário e Ruth Gustmann, em Testo Alto. Eles já são conhecidos pelos pomerodenses por conta dos encantos e do colorido que dão aos contornos do caprichoso jardim em frente à casa da família.
17º Concurso de Jardins de Pomerode
A ligação de Pomerode com a beleza de seus jardins é tanta que a cidade já está na 17ª edição do Concurso de Jardins.

As inscrições começaram no dia 11 de setembro e seguem até o dia 12 de outubro. Elas devem ser feitas presencialmente no Portal Sul, na Praça Jorge Lacerda, de forma gratuita. A retirada do regulamento também precisa ser feita lá.
Poderão participar todos os proprietários de imóveis residenciais do município. A premiação dos jardins residenciais será divida em oito regiões:
• Região 1 – Testo Alto;
• Região 2 – Rega (Testo Rega, Rega I, II e III, Alto da Serra);
• Região 3 – Pomerode Fundos;
• Região 4 – Wunderwald;
• Região 5 – Ribeirão Herdt, Testo Central Alto e Vale do Selke Pequeno;
• Região 6 – Testo Central, Ribeirão Luebke e Ribeirão Souto;
• Região 7 – Vale do Selke Grande;
• Região 8 – Centro, Ribeirão Areia e Ribeirão Clara.
Premiação
Além disso, o concurso possui premiações para os dois primeiros colocados de cada região. O primeiro lugar receberá o valor de R$ 300,00 e o segundo lugar R$ 200,00.
Os proprietários dos jardins vencedores receberão os prêmios em solenidade que será realizada no Auditório da Prefeitura de Pomerode, dia 9 de novembro, às 19h. Também serão entregues os certificados de participação a todos os inscritos.

“A beleza dos jardins de Pomerode é um orgulho para todos nós, e este concurso é uma maneira de reconhecer e celebrar o trabalho árduo e a dedicação de nossos moradores na criação de espaços verdes deslumbrantes”, reforça o prefeito de Pomerode, Ércio Kriek.
O 17º Concurso de Jardins é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Pomerode através da Secretaria de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico.
“É uma tradição em Pomerode e a cada ano vemos jardins incríveis que refletem o amor e o cuidado de nossos moradores por suas casas e pela cidade. Queremos incentivar todos a participar e embelezar ainda mais nossa cidade”, enaltece o vice-prefeito e também secretário de Turismo, Cultura e Desenvolvimento Econômico, Chico Hass.
Se você ficou interessado em participar, confira mais informações sobre a forma de avaliação do concurso.
*Com informações da Agência Brasil