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Novo posicionamento institucional: Ammvi agora é Amve

Entidade passou a ser chamada de Associação de Municípios do Vale Europeu

Na segunda-feira, dia 2 de agosto, data em que a Associação dos Municípios do Médio Vale do Itajaí (Ammvi) comemorou 52 anos de fundação, foi oficializado o processo de transição para o novo nome. Agora, a entidade passa a se chamar Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve). A mudança também deve ser reforçada em uma campanha institucional ao longo do ano.

Para o presidente da associação e prefeito de Gaspar, Kleber Wan-Dall, o intuito é valorizar a história, a cultura, as tradições e o turismo de toda a região. O objetivo é fomentar e facilitar o trabalho com as festas e eventos, com a beleza natural da região. “O avanço da vacinação permitirá a retomada do setor turístico que foi muito atingido pela pandemia. Sem dúvida alguma, será uma marca importante, porque o turismo fomenta a economia e, com isso, gera oportunidade, emprego e renda para toda a população”, reflete.

O novo posicionamento institucional, aprovado em 2019, foi uma sugestão do então presidente da entidade e prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. “A ideia surgiu de uma visão de que nós estávamos, muitas vezes, sendo confundidos com a Foz do Rio Itajaí e com o Alto Vale do Itajaí. Por isso, entendi que poderíamos enaltecer alguma característica que fosse em comum nos nossos 14 municípios e trouxe para a reunião dos prefeitos a proposta de que pudéssemos fazer a Associação dos Municípios do Vale Europeu, a Amve”, explica.

Foto: Laura Sfreddo

No entanto, a mudança não é rápida e, devido a pandemia, ela precisou esperar para ser colocada em prática. “A decisão foi tomada pelos 14 prefeitos, tanto quando foi aprovada em assembleia geral, quando o presidente era o prefeito Mário, quanto agora, de fazermos essa ação de reposicionar nome, marca da associação e de levar isso para o conhecimento da população”, afirma Wan-Dall.

O prefeito de Pomerode, Ércio Kriek, entende que o novo posicionamento institucional trará bons resultados tanto para a região quanto para a cidade mais alemã do Brasil. “Se nós formos ver do ponto de vista turístico, isso é extraordinário. Nós somos um dos principais destinos turísticos de Santa Catarina e até do Brasil, e esse nome ‘Vale Europeu’ nos auxiliará bastante. Tenho a convicção de que estaremos ganhando muito com isso, é um fato novo e toda mudança traz reação e, sem sombra de dúvidas, também desperta curiosidade”, salienta.

Além do novo posicionamento e do trabalho focado de apoio ao fortalecimento do trade turístico, o resgate histórico e cultural da região também está representado na nova marca. O “A” estilizado remete a uma casa enxaimel, técnica de construção trazida pelos colonizadores alemães e italianos. Já as cores, marrom e um tom mais alaranjado, significam os caibros e os tijolos que dão sustentação a essas construções. Por fim, a fonte escolhida é imponente, replicando a união de esforços para o bem comum. “Nossa instituição já tem muita força, muita credibilidade. São muitos anos trabalhando pelo desenvolvimento regional. O Vale Europeu é hoje um dos principais destinos turísticos do nosso país e, quando tomamos a decisão por essa mudança, nós fortalecemos essa marca, as nossas tradições, cultura e turismo”, complementa o vice-presidente de Políticas Públicas da Amve e prefeito de Ascurra, Arão Josino da Silva.

A Associação é composta por 14 municípios: Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio e Timbó.

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