Pomerode, conhecida por ser a cidade mais alemã do Brasil, agora também se destaca pela eficiência em serviços públicos. Graças a investimentos em tecnologia e mudanças no sistema de cobrança de tributos municipais, a emissão de documentos, como certidões negativas, ganhou celeridade. Processos que antes demoravam até 20 dias agora são executados em menos de uma semana.
Para o cidadão, a mudança mais visível foi a adoção do boleto registrado – em substituição ao modelo tradicional de cobrança, via convênio da Federação Brasileira de Bancos (Febrabran). Isso reduz o tempo de compensação de pagamentos e permite que os processos sigam o fluxo burocrático mais rapidamente. O controle dos processos é feito por uma integração ao sistema de gestão do município, da catarinense IPM Sistemas.
“O maior beneficiado é o contribuinte, que percebe a redução da burocracia no dia a dia. Antes, ele precisava esperar a confirmação do pagamento para seguir com a solicitação de documentos ou dar andamento a processos. Isso representa um ganho direto para quem depende dos serviços públicos”, afirma Gilson Juari Wudtke, da Secretaria de Finanças do Município.
A mudança também eliminou problemas frequentes, como a duplicidade de pagamentos, que exigiam o reembolso ao cidadão e geravam retrabalho para o setor público. Agora, com a compensação feita de forma automática, os processos seguem com mais fluidez e sem necessidade de intervenção manual.
Segundo Marcelo Alvin Kiefer, coordenador de desenvolvimento de software de tributação da IPM Sistemas, a nova estrutura eliminou gargalos internos. “Antes, a baixa de um boleto podia levar até três dias e dependia de um funcionário. Se ele estivesse de férias ou afastado, o processo poderia ficar parado. Agora, a compensação é automática, o sistema processa os dados assim que o banco os disponibiliza, e o cidadão pode ter sua CND de forma rápida sem precisar aguardar dias a baixa do débito”, explica.
Sobre a IPM Sistemas
A IPM atua há três décadas no desenvolvimento de soluções em tecnologia para gestão pública, com foco em sistemas de gestão e IA para Municípios. Hoje, impacta as vidas de mais de 30 milhões de brasileiros, facilitando 150 milhões de autoatendimentos digitais ao cidadão por ano e promovendo uma economia anual de mais de R$ 8 bilhões aos cofres públicos com a transformação digital. Com sede em Florianópolis e Centro de Tecnologia em Rio do Sul, a IPM tem um time de 800 talentos. Reconhecida por sua cultura organizacional, foi certificada pelo selo GPTW pelo 5º ano consecutivo, conquistou o 2º lugar nacional entre as melhores empresas para pessoas LGBTIQIA+ e o 23º lugar para mulheres. Além disso, em 2023 e 2024, foi premiada como uma das empresas mais inovadoras do Sul do Brasil.
*Matéria atualizada em 04/06/2025