15.9 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Primeiros socorros

Com a pandemia, é bom estar preparado para tratar os pequenos acidentes caseiros ou de trabalho – e assim evitar os hospitais e o risco de contaminação.

Acidentes sérios devem receber ajuda médica rapidamente, mas se for coisa pequena os Primeiros Socorros caseiros resolvem.

Por isso, tenha sempre à mão antisséptico, álcool, água oxigenada, algodão, gaze, ataduras, esparadrapo ou micropore, Band-Aid, pinça, tesoura e bolsa de gelo e de água quente.

Ouça o podcast Trocando Ideias com Dr. Vicente Caropreso:

Veja os acidentes mais comuns e o que devemos fazer quando eles acontecem:

  • Cortes e arranhões – Lave a ferida com água oxigenada, desinfete com antisséptico e proteja com um curativo. Se for ferimento por objeto sujo ou enferrujado, deve-se tomar vacina antitetânica.
  • Espinhos ou farpas – tire com uma agulha ou pinça desinfetada no fogo e aplique antisséptico.
  • Hemorragias no nariz – Incline a cabeça para a frente e feche o nariz com os dedos – ou tampe a narina afetada com algodão ou papel higiênico até parar o sangue. Não coloque a cabeça para trás para não aspirar sangue, isso pode causar pneumonia.
  • Tornozelo torcido – Com o pé para cima, aplique a bolsa de gelo ou panos com água gelada. Depois de desinchar ponha bolsa de água quente para aliviar a dor.
  • Picadas de insetos – esprema a picada para retirar o líquido ou o ferrão e esfregue álcool ou aguardente no local.  Se inchar, coloque compressas de três colheres de sopa de vinagre para um litro de água.
  • Bicho-de-pé – Para tirar, use uma agulha desinfetada no fogo e aplique antisséptico.
  • Carrapato – Aplique manteiga ou uma gota de iodo que ele se solta sozinho e desinfete.
  • Queimaduras pequenas – Resfrie a pele com gelo ou água fria. Não aplique qualquer pomada ou creme; se aparecerem bolhas, não fure!

Ouça o podcast Trocando Ideias com Dr. Vicente Caropreso

Alguns acidentes devem sempre ter acompanhamento médico: intoxicações e envenenamentos, mordidas de animais, picada de escorpião ou cobra (se puder, leve o animal junto), queimaduras muito graves e queimaduras causadas por eletricidade.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias