19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Outubro Rosa 2020

A campanha nacional Outubro Rosa que acontece este mês, é um alerta anual dedicado à saúde da mulher, com destaque para a prevenção do câncer de mama.  

Neste ano de pandemia teremos menos eventos presenciais, certamente as caminhadas, e reuniões serão restringidas e as palestras serão virtuais.

Mas as entrevistas em rádio e televisão, além das lives, como sempre perseguirão o objetivo de esclarecer, conscientizar e estimular a prevenção para reverter o cenário fatal causado pelo câncer de mama: o câncer que mais mata mulheres em Santa Catarina e no Brasil.

A alta mortalidade deve-se, em parte, ao fato de que metade das pacientes atendidas pelo SUS descobre a enfermidade já em estágio avançado; se o mal fosse detectado no início, seria muito mais fácil tratar e curar a doença.

A recomendação para reverter este quadro é a prevenção, pois o diagnóstico precoce aumenta as chances de cura em 90%, qualquer que seja a idade da paciente.

Quando a doença é descoberta no princípio, todos ganham: lucra a paciente que terá muito mais chances de vencer a enfermidade e também a sociedade, por dois aspectos, o social e o econômico, já que a prevenção tem um custo muito menor do que o tratamento.

Uma das melhores ferramentas de prevenção é o exame de mamografia preventiva.

Até 2014 o SUS garantia a todas as mulheres acima dos 40 anos o direito à mamografia, até que este direito foi restringido apenas para mulheres acima de 50 e até os 69 anos. Os casos de câncer de mama aumentaram em todo o país, inclusive em Santa Catarina.

Em 2016, na ALESC, realizamos uma audiência pública para pressionar o Governo Federal a liberar a mamografia para todas as mulheres acima de 40 anos, e em 2017 o Senado determinou o retorno do protocolo anterior, para alívio das usuárias do SUS e dos profissionais de saúde preocupados com o aumento dos casos de câncer de mama.

Mulheres, cuidem-se bem, consultem e façam os exames preventivos.

Compartilhem a mensagem do Outubro Rosa!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias