18.3 C
Pomerode
domingo, 17 de outubro de 2021

Mamografia

A campanha nacional Outubro Rosa tem como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama.

Uma das suas principais bandeiras é a mamografia, ferramenta de prevenção das mais importantes para reverter o cenário fatal causado pelo câncer de mama: o câncer que mais mata mulheres em Santa Catarina e no Brasil.

A mamografia é um exame radiológico das mamas que utiliza baixa radiação para gerar imagens detalhadas, com alta resolução da estrutura interna da mama e é fundamental na detecção precoce do câncer de mama.

A estatística mostra que uma em cada dez mulheres irá desenvolver câncer de mama ao longo da vida, mas as chances de cura com o diagnóstico precoce são de 95%.

O exame de mamografia é recomendado para todas as mulheres acima dos 50 anos de idade. Porém, isso pode variar de mulher para mulher, uma vez que se houver histórico familiar, o procedimento deverá ser feito a partir dos 40 anos após orientação médica.

Mulheres entre 50 e 69 anos sem histórico familiar de câncer de mama devem fazer a mamografia a cada 2 anos.

Mulheres com histórico familiar, a partir dos 35 anos devem fazer o exame anualmente.

Mamografia é um procedimento simples, que dura em média 20 minutos e pode causar algum desconforto, mas é indolor.

Ouça o podcast Trocando Ideias – Mamografia

Até 2014 o SUS garantia a todas as mulheres acima dos 40 anos o direito à mamografia, até que este direito foi restringido apenas para mulheres acima de 50 e até os 69 anos. Em consequência, os casos de câncer de mama aumentaram em todo o país, inclusive em Santa Catarina.

Em 2016, solicitei a realização de uma audiência pública na ALESC para pressionar o Governo Federal a liberar a mamografia para todas as mulheres acima de 40 anos, e em 2017 o Senado determinou o retorno do protocolo anterior, para alívio das usuárias do SUS e dos profissionais de saúde preocupados com o aumento dos casos de câncer de mama.

Mulheres, cuidem-se bem, consultem e façam os exames preventivos.

Compartilhem a mensagem do Outubro Rosa!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias