18.3 C
Pomerode
domingo, 17 de outubro de 2021

Dores nas articulações

Uma das queixas mais comuns no dia a dia é de dores nas costas ou nas articulações, principalmente quando estamos em época de clima frio.

Então vamos ver três dicas que ajudam a reduzir o desconforto e as dores.

Dica 1 – Controle seu peso – Evite os maus hábitos alimentares que engordam e a falta de exercícios físicos que deixa os músculos pouco fortalecidos.

O sobrepeso estressa o sistema de ligamentos e tendões, aumentando a carga sobre as articulações e provocando as dores.

Escolha uma dieta com pouca gordura, carnes magras grelhadas, evite o excesso de carboidratos como pães, massas e doces, coma mais verduras e cereais integrais.

Dica 2 – Cuide de sua postura – Manter a postura adequada ajuda a evitar as dores e lesões nas articulações.

Sente-se com as costas rentes e alinhadas ao encosto da cadeira, descanse os braços no apoio e mantenha a planta dos pés apoiada no chão.

Cuide de sua postura mesmo nas situações comuns do dia a dia, como caminhar, cozinhar e dirigir.

Quando precisar passar muito tempo sentado no trabalho ou estudando, levante-se a cada 50 minutos e alongue-se, caminhe um pouco e estimule a circulação e os músculos por pelo menos 10 minutos.

Dica 3 – Faça atividades físicas regularmente – Os exercícios físicos ajudam a evitar o excesso de peso, mantém as articulações saudáveis, fortalecem os músculos e diminuem a sobrecarga e a tensão nas articulações.

Ouça o podcast Trocando Ideias por Dr. Vicente Cropreso

Atividades de baixo impacto como bicicleta, natação, hidroginástica, caminhada ou Pilates ajudam a manter as juntas flexíveis e os músculos fortificados, evitando as dores nas articulações.

Caminhar 30 minutos, pelo menos 3 dias por semana, já ajuda o organismo a manter-se tonificado, mas o ideal é também complementar com um pouco de musculação.

O exercício físico também é fundamental para ajudar a queimar os excessos de gordura corporal e reduzir o peso.

Siga essas dicas e viva sem dores nas articulações. Mas não esqueça, se você sofre com dores constantes, consulte o médico.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias