21.2 C
Pomerode
sexta-feira, 28 de janeiro de 2022

Curtindo o verão numa boa

Estação das cores, do calor, das festas de fim de ano e das férias, verão é sinônimo de alegria e diversão, mas nem por isso deve-se deixar de ficar atento à saúde.

Para curtir o verão e aproveitar tudo que a estação oferece é bom tomar alguns cuidados; veja nas dicas abaixo como fazer para escapar das armadilhas mais comuns do verão:

CUIDADOS COM A PELE

Uma das doenças comuns de verão são as micoses de pele. Elas surgem pelo uso prolongado de roupas de banho molhadas. Para evitá-las, após o banho de mar, de rio ou de piscina, se não for voltar à água, troque a roupa molhada por seca.

Para evitar queimaduras de sol use protetor solar, evite o excesso de exposição ao sol e prefira as horas em que o sol está menos forte: até as 10:00h e depois das 16:00h.

Proteja as crianças com filtro solar e cuide para que não estejam demais ao sol. Mas atenção! Nunca passe filtro solar em bebê com até 6 meses de idade, só garanta uma boa sombra para a criança.

Queimaduras por sucos de frutas também são bastante comuns no verão – e podem demorar meses para desaparecer. Não exponha ao sol a pele manchada com figo ou frutas cítricas, como o limão da caipirinha.

Ouça o podcast Trocando Ideias por Dr. Vicente Caropreso

DESIDRATAÇÃO

Ela pode ser causada por vários fatores: pelo aumento da transpiração, por excesso de exercícios sem reposição de líquido, ou até por vômitos e diarreias provocados por alimentos contaminados ou mal conservados que se estragaram com o calor.

Os sintomas da desidratação são: sede, muito tempo sem urinar, boca e mucosas secas, olhos ressecados e fundos e prostração. Fique de olho nas crianças, elas são muito suscetíveis!

Evite a desidratação tomando pelo menos 2 litros d’água por dia.

Se alguém se desidratar uma boa receita é o soro caseiro: uma colher de café de sal e uma colher de sopa de açúcar em um litro d’água. Deve-se tomar aos poucos.

Mas fique atento: casos graves precisam de cuidados médicos!

Cuide bem de você e de sua família e desfrute as coisas boas do verão.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias