16.5 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Cuidado com os ouvidos

Muitas vezes descuidamos do ouvido e esses descuidos podem causar sérios problemas.

Introduzir cotonetes, clipes, grampos de cabelo, palitos, tampas de canetas esferográficas, palitos de fósforos e outros objetos no ouvido para tirar a cera é um dos problemas mais comuns, pois a pessoa acaba é empurrando a cera contra o tímpano, o que pode provocar dor, inflamação, perda de audição e pode até perfurar o tímpano.

Os cotonetes (hastes flexíveis) só devem ser usados para limpar a parte externa do pavilhão auditivo, ou seja, na orelha, eles nunca, em nenhuma hipótese, devem ser enfiados dentro do canal auditivo do ouvido.

A cera é uma secreção normal produzida pelo ouvido para limpar, proteger e lubrificar o conduto auditivo. A cera é um protetor que combate fungos e bactérias e evita que o excesso de água entre no ouvido. Ela também prende a poeira e a poluição, impedindo que cheguem ao tímpano.

Se você sentir dor de ouvido, sensação de ouvido entupido ou perda de audição, esses sintomas podem ter várias causas, você não deve associá-los unicamente ao excesso de produção de cera. Para estes casos, procure um otorrinolaringologista, que é o médico especialista em ouvido, nariz e garganta.

Tratamentos populares do tempo de nossas avós, como pingar azeite quente ou gotejar álcool, não devem ser utilizados.

Ouça o podcast Trocando Ideias com D. Vicente Caropreso

Cuide bem de seus ouvidos, evite trauma no canal auditivo, infecções, ruptura do tímpano e perda de audição, não introduza nada dentro do ouvido.

Além de evitar introduzir qualquer objeto nos ouvidos, deve-se também tomar outros cuidados para preservar a saúde dos ouvidos e a boa audição:

Fique atento ao uso dos fones de ouvido. A exposição prolongada a volumes altos pode ocasionar problemas, isso vale também para as caixas de som, o celular, o MP3, etc.

Não se automedique. Há certos remédios, chamados de ototóxicos, que podem prejudicar a saúde dos ouvidos.

Se, por causa do trabalho, você está exposto a ruídos altos e constantes, é muito importante usar EPIs (Equipamentos de Proteção Individual).

Cuide bem de seus ouvidos.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias