16.5 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

A saúde começa pelo que se põe na boca

Um conhecimento muito antigo é que a saúde começa pela boca, onde se inicia o processo de nutrição. Uma boa alimentação é sinônimo de boa saúde.

Em nosso dia a dia devemos investir em uma alimentação balanceada, com quantidades certas de proteínas, carboidratos e fibras. Além de equilibrada, a boa alimentação deve ser feita com alimentos sadios. Alimentos contaminados por mau armazenamento ou malconservados podem ser causa de muitas doenças.

Ouça o podcast Trocando Ideias com Dr. Vicente Caropreso:

Para evitar que alimentos contaminados causem problemas de saúde, devemos ter alguns cuidados especiais:

  • Fique atento para as condições de limpeza do local onde você faz suas compras, ele deve ser livre de insetos e os alimentos devem estar protegidos do calor, da umidade e longe dos produtos de limpeza – que podem contaminá-los.
  • Adquira sempre produtos de boa qualidade, leia os rótulos para ver se não estão fora do prazo de validade, só compre alimentos que tenham procedência conhecida e que estejam com a embalagem em perfeito estado.
  • Deixe para comprar por último os produtos resfriados ou congelados, que devem ser levados rapidamente para casa e colocados imediatamente na geladeira ou no freezer. Descongele sempre os produtos congelados na geladeira, para eles não perderem suas qualidades nutritivas.
  • Evite o contato entre alimentos crus e cozidos, tanto na hora de guardar quanto na de preparar a comida, pois o alimento cru, se ainda não foi bem lavado, pode contaminar o que já está cozido.
  • Lave bem as mãos sempre que for mexer com comida.
  • Os alimentos devem ser servidos logo após o seu preparo. Alimentos cozidos que não forem imediatamente consumidos devem ser armazenados em temperatura abaixo de 10°C, e quando for requentá-los, utilize temperaturas acima de 70°C por pelo menos dois minutos antes de servir.
  • Não deixe restos de comida nos potes de armazenamento nem nos utensílios de preparação dos alimentos.

Comer alimentos sadios é uma receita sem contraindicação para se manter a saúde!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias