15.9 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Refluxo Gastroesofágico

Quando comemos, os alimentos antes de chegarem ao estômago, passam por um tubo que desce pelo tórax, chamado esôfago.

Entre o esôfago e o estômago, existe uma válvula – esfíncter inferior do esôfago ou cárdia – que se abre para a passagem dos alimentos, e se fecha imediatamente para impedir que o suco gástrico, que é uma substância corrosiva, suba e atinja a mucosa do esôfago.

Existem alguns motivos que podem fazer com que esta válvula passe a funcionar defeituosamente, causando o que se chama de refluxo gastroesofágico – o retorno involuntário e repetitivo do conteúdo do estômago para o esôfago.

Algumas crianças pequenas podem apresentar episódios de refluxo, mas na maioria dos casos, o problema desaparece espontaneamente.

Os sintomas mais comuns do refluxo são:

  • Azia ou queimação na boca do estômago, que pode atingir a garganta;
  • Dor torácica intensa;
  • Tosse seca; e
  • Doenças pulmonares repetidas, como pneumonias, bronquites e asma.

O refluxo tem cura, com tratamento clínico ou cirúrgico, mas ele pode ser prevenido combatendo-se a obesidade, evitando refeições volumosas antes de deitar-se e fugindo do consumo de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

Ouça o podcast Trocando Ideias com Dr. Vicente Caropreso

Para prevenir refluxo nas crianças, não ponha o bebê na cama assim que acabar de mamar. Mantenha-o em pé no colo até que elimine o ar que deglutiu durante a amamentação.

Perca peso, fique longe do cigarro, não use roupas apertadas na região do abdome, não se deite após as refeições, faça refeições mais leves e distribua os alimentos em pequenas quantidades por várias refeições. Coma sem pressa, mastigando bem os alimentos.

Previna o refluxo e não se automedique se tiver episódios repetidos de azia ou queimação. Procure assistência médica para diagnóstico e tratamento adequados, o médico gastroenterologista é o especialista indicado nesses casos.

Cultive bons hábitos alimentares, cuide-se bem e viva com saúde.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias