“Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) a Terapia Ocupacional é a ciência que estuda a atividade humana e utiliza recursos terapêuticos para prevenir e tratar dificuldades físicas e/ou psicossociais que interfiram no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, trabalho e lazer. Arte e ciência de orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para restaurar, fortalecer e desenvolver capacidades, facilitar a aprendizagem daquelas habilidades e funções essenciais para a adaptação e produtividade, diminuir ou corrigir patologias e promover saúde.”
A Terapia Ocupacional é uma profissão da área da saúde, da educação e social que tem como o objetivo geral em sua ação fazer com que o indivíduo tenha autonomia e independência em qualquer atividade humana. Atuando na prevenção e no tratamento de indivíduo portadores de alterações físicas, neurológicas, mentais, perceptivas, sensoriais e/ou sociais que interfiram na sua atuação, inserção e desempenho ocupacional.
A Terapia Ocupacional beneficia o indivíduo com qualquer faixa etária, limitação ou déficit, decorrentes ou não de distúrbios genéticos, traumáticos, e/ou de doenças adquiridas, que impeçam a realização de qualquer atividade do dia a dia, e qualquer ambiente e contexto no qual o indivíduo esteja inserido.
O terapeuta ocupacional é o profissional de ensino superior formado a avaliar, afim de identificar o processo, a abordagem e a conduta terapêutica ocupacional adequada para o individuo. Assim estimula, previne, amplia, facilita e realiza manutenção das funções e habilidades, para o melhor desempenho nas atividades de vida diária (alimentação, banho, vestuário), atividades instrumentais de vida diária (gerenciamento do lar, jardim, comunitário e outros), atividades laborais (trabalho e estudo) e até mesmo lazer e outras atividades sociais.
Terapia Ocupacional na Apae
O público da Apae é diversificado em relação à idade, suas habilidades e capacidades, déficits e limitações. Deste modo busca-se estimular, ampliar e aprimorar as habilidades, funções e capacidades presentes, para favorecer o desenvolvimento, desempenho e consequentemente a evolução do aluno e/ou preservação das habilidades já adquiridas. As atividades propostas focam nas funções, habilidades e desempenho nas AVDs, AIVDs, atividades laborativas, lazer e social, com treinos e atividades preparatórias destas atividades e/ou de cada função (sensorial, muscular, relacionada ao movimento, mentais e cognitivas) separadamente, de acordo com a demanda apresentada, desde bebês até adultos.
* Jaliane C. Fernandes Machado – Terapeuta Ocupacional / CREFITO 10 – 15452/TO