Olá, sou a professora Marilise, trabalho na Apae desde 2019, e vim falar com vocês sobre Proep.
O Programa de Ensino Profissionalizante (Proep) é oferecido na Apae, a fim de oportunizar capacitação para o desempenho de funções profissionais aos alunos com deficiência intelectual, associada ou não a outras deficiências, e transtorno do espectro autista (TEA).
Além de oportunizar capacitação, também realiza o encaminhamento e o acompanhamento de pessoas com deficiência (intelectual, mental, sensorial, física, múltipla) no mercado de trabalho, visando a autonomia, independência e a autogestão em todos os parâmetros da sua vida.
A estrutura e funcionamento do Proep é composta por diversas etapas.
1ª etapa – Iniciação para o trabalho: o programa é desenvolvido na instituição por meio dos grupos de Iniciação e Pré-qualificação. O tempo limite de permanência nessa etapa será de um ano para o grupo de iniciação para o trabalho e, no máximo, dois anos em cada grupo de pré-qualificação. Vale lembrar que cada aprendiz guarda sua especialidade e seus avanços, na integralidade do processo, serão determinantes para identificar quais serão os possíveis encaminhamentos no extensivo.
2ª e 3ª etapas – Qualificação profissional e habilitação profissional: essas etapas serão realizadas por meio de encaminhamento às agências formadoras de educação profissional, com acompanhamento da instituição, quando se fizer necessário.
4ª etapa – Estágio, contrato de aprendizagem e colocação no mercado de trabalho formal: será realizada por profissionais da instituição. Cabe salientar a importância do acompanhamento das pessoas com deficiência recém contratadas, no âmbito da empresa.
Em nossa instituição possuímos uma turma de Proep, sendo alunos maiores de 18 anos e que estão entre a terceira e quarta etapa do programa, ou alunos menores de 18 anos que ainda frequentam o ensino regular no contraturno, em que a maioria está na primeira etapa do programa.
Este ano continuamos com o projeto de parceria com algumas empresas e comércios de nosso município, buscando estágio para os alunos que alcançaram a quarta etapa. Apesar do cenário que estamos vivendo neste momento por causa da Covid-19, não deixamos de acreditar que tudo isso vai passar.
O nosso objetivo é trabalhar cada vez mais com foco em nossos alunos, para que sejam pessoas capacitadas, evoluídas, independentes e do bem. Que cada pessoa com deficiência seja respeitada e tenha oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho.
A frase que quero deixar é: “as pessoas com deficiência não precisam de caridade, precisam de dignidade.”
*Professora Marilise Riemer Burghardt