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Envelhecimento Precoce

Todos sabem que o envelhecimento é um processo natural do desenvolvimento humano. Contudo, essa etapa traz aspectos individuais que devem ser observados em relação ao contexto social.

Conceitos e práticas atuais ainda são influenciadas por compreensões que restringem a pessoa com deficiência intelectual a categoria de eterna criança. Por essa visão se torna necessário atuar a partir de uma perspectiva em que as capacidades das pessoas com deficiência intelectual sejam valorizadas com uma abordagem da sua faixa etária, permitindo o desenvolvimento da pessoa em relação ao seu meio, isso permite que a pessoa torna-se um cidadão com independência, autonomia e senso crítico.

O início do processo de envelhecimento na pessoa com deficiência intelectual ocorre a partir dos 30 anos de idade, mas o Projeto de Lei 5383/19 vigente considera idosa a pessoa a partir dos 65 anos de idade.

Na década de 80, a expectativa de vida era 35 a 40 anos para esse público com deficiência, hoje acompanha a faixa etária da “população geral”, ou seja, 76,8 anos. Houve a evolução do respeito, inclusão e participação desse público na sociedade, o que fez com que sua expectativa de vida também aumentasse, através do olhar preventivo em sua saúde em geral.

“O envelhecimento é uma realidade muito recente na vida do portador de deficiência intelectual, até pouco tempo atrás, ele era visto como um compasso de espera para a morte, não havia investimento nele.” (Jornal Folha de São Paulo, Março, 2006).
Então para a prevenção desse envelhecimento precoce do nosso público portadores de deficiência intelectual estimulamos eles para se manter ativos, em movimento, buscando a estimulação cognitiva em oficinas de atividades e ambientes diversificados no período em que eles estiverem na escola, além de orientar e incentivar as famílias para oportunizar aos educandos a ter vida ativa em seus lares e sociedade. Essa estimulação parte do conhecimento das habilidades que eles já têm e vão permitindo o desafio para a aquisição de novas habilidades.

Em busca constante de entardecer o processo de envelhecimento precoce e qualidade de vida a APAE, busca criar estratégias preventivas para diminuir os impactos do envelhecimento nos alunos, por meio da promoção e incentivo a atitudes de vida mais saudáveis, com a participação ativa dos alunos na construção da sua independência, autonomia, protagonismo e processo decisório.

*Professora Neusa Warmeling Fuchter
*Turma: Programa de Atendimento Laborativo (Proal)

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