Maio foi um mês muito importante. No dia 18 aconteceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. É uma data de luta, de conscientização e de mobilização e engajamento de toda a sociedade civil em prol dos direitos humanos e contra a violência sexual de meninos e meninas no Brasil.
Por que dia 18?
No dia 18 de maio de 1973, uma menina de oito anos foi sequestrada, violentada e cruelmente assassinada no Espírito Santo. Seu corpo apareceu seis dias depois, carbonizado, e os seus agressores, jovens de classe média alta, nunca foram punidos. O fato ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Por isso, 18 de maio ficou instituído como o “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes” a partir da aprovação da Lei Federal nº. 9.970/2000. É nacionalmente conhecido como MAIO LARANJA, mês de Enfrentamento e Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Tipos de Abusos:
Existem diversos tipos de abusos contra o infanto, abaixo os quatro principais:
- Abuso físico,
- Abuso emocional (também chamado de maus-tratos psicológicos),
- Abuso sexual;
- Negligência.
É necessário garantir que os direitos das crianças previstos na lei, sejam cumpridos. Caso sejam violados por quem quer que seja é preciso denunciar através do Disque-denúncia número 100.
TODOS SOMOS RESPONSÁVEIS POR PRESERVAR OS DIREITOS DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES!
NÃO SE OMITA!
Heloísa Helena
Psicóloga 12/15931