19.3 C
Pomerode
domingo, 29 de maio de 2022

Dia das mães

No próximo domingo, será comemorado o Dia das Mães.

O Dia das Mães foi criado em 1905, em uma pequena cidade do interior dos Estados Unidos por uma moça chamada Anna Jarvis. Junto com algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças lembrassem e homenageassem suas mães. Para Anna isso tinha um significado especial, pois sua mãe, que havia falecido há pouco, sempre falava que gostaria que existisse um Dia das Mães.

Durante alguns anos ela e suas amigas comemoraram a data, e lutaram pelo reconhecimento oficial. Em 1910, a Dia das Mães foi incluído no calendário do Estado da Virgínia, onde elas viviam. Em 1914, o 2o domingo de maio foi oficializado como o Dia das Mães nos Estados Unidos da América. A data espalhou-se pelo mundo, no Brasil foi oficializada em 1932.

Esta coluna, como não poderia deixar de ser, quer prestar uma homenagem antecipada, àquelas que nos deram o maior de todos os presentes, a vida. Pois há um diálogo que nunca se acaba na vida: o da mãe com seu filho.

Quando ainda está na barriga, a linguagem é silenciosa, mas ativa. Ela entende cada sinal da criatura que leva no ventre e traduz o menor de seus movimentos, mandando-lhe o recado do amor.

Nascida a criança, a mãe lhe dá o peito com o alimento e a garantia de uma aliança de afeto que nunca se acaba. E é por isso que a criança se agarra ao colo ou à mão da mãe na primeira infância.

Amparado por ela, aprende os primeiros passos. Reprimido por ela, entende que os comportamentos têm limites.

Quando se assusta ou se surpreende olha para o rosto materno esperando resposta ou explicação. Se lhe dói alguma coisa no corpo ou na alma, chama pela mãe.

Vamos compartilhar as alegrias desta festa, porque a família é nossa primeira escola e a mãe traz os mais belos e sublimes ensinamentos.

Mãe vê e entende aquilo que às vezes ninguém compreende.

É ela que reza por nós e é sempre esperança.

Mãe é emoção, é presença, e é também saudade.

Um Feliz Dia das Mães!

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias