15.9 C
Pomerode
segunda-feira, 27 de junho de 2022

Criança deve dormir cedo

Desde a época dos nossos avós, criança sempre foi cedo para a cama. Era só jantar, ficar mais um pouquinho pela sala e já tinha de escovar os dentes, botar o pijama e ir para a cama.

Naquela época a ciência ainda não tinha tantas provas, mas a sabedoria popular comandava que as crianças não devem ficar acordadas até tarde. E os nossos antepassados tinham razão, pois o sono realmente ajuda a crescer e a aprender.

A infância é o período da vida onde crescemos com mais rapidez, tanto no corpo quanto na mente, quando adquirimos conhecimentos e habilidades. Na infância o cérebro se parece com uma esponja que absorve tudo, por isso as crianças são atentas, curiosas e aprendem com uma velocidade incrível.

Hoje a ciência já comprovou que as crianças não devem ficar acordadas até tarde, porque é durante o sono que o hormônio do crescimento age; isso quer dizer que quanto mais tempo a criança ficar acordada, menos o hormônio do crescimento poderá agir no seu corpo.

Dormir também é importante para a aprendizagem, pois é durante o sono que o cérebro da criança forma as sinapses neuronais, responsáveis por transformar as informações apreendidas durante o dia em conhecimento e memória.

Habilidades motoras e intelectuais se desenvolvem durante o sono, por isso as crianças devem dormir muitas horas e dormir bem, para crescer e se desenvolverem de forma saudável.

Quando a criança não dorme o suficiente, pode apresentar problemas como dificuldade de concentração, sonolência durante o dia, sensação de fadiga, e risco de obesidade – a criança acaba ficando mais estressada e ansiosa, podendo descontar essas sensações comendo em excesso, o que pode gerar um sobrepeso no futuro.

Cuide para que seu filho tenha sempre um sono em quantidade e qualidade suficientes para evitar problemas futuros desenvolver as suas capacidades físicas e intelectuais de forma integral, para ser uma criança saudável e feliz.

Não tenha medo de mandá-lo para a cama cedo, isso só vai ajudá-lo a crescer melhor.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias