Quando, lá em dezembro, a Prefeitura de Pomerode anunciou o adiamento da Festa Pomerana muitos questionamentos surgiram em torno da tomada de decisão, incluindo críticas ferrenhas. No entanto, o tempo e a situação pandêmica mostraram que a escolha de não realizar a festa foi muito mais do que acertada.
Na quarta-feira (dia 19), a cidade estava com mais de 300 casos positivos ativos de Covid-19 e, felizmente, apenas quatro pacientes internados (última atualização antes da publicação dessa coluna). Sendo assim, até quem antes criticou agora reconhece que o momento não era oportuno para realizar a festa.
Temos de reconhecer a capacidade do Executivo e da equipe envolvida nas reuniões que culminaram com o adiamento. Essa antecipação do anúncio da medida permitiu que muitos dos envolvidos soubessem de antemão aquilo que outras cidades precisaram comunicar em cima do laço, com tudo já preparado e a expectativa a mil.
Claro, todos nós estamos com muitas saudades da Pomerana, não vemos a hora de saborear um chope geladinho e soltar o grito de “Ein Prosit”. No entanto, precisamos agir com cautela para preservar a saúde e impedir que atividades econômicas sejam prejudicadas em longo prazo, assim, logo mais estaremos reunidos para celebrar.