
Ele recaiu
Nossa parceria diária me permite que lhe faça de cara uma pergunta: Você sabe fazer um bolo? E ser feliz, você sabe? Para fazer um bolo você precisa, digamos, de farinha, leite, ovos, fermento, açúcar e… E o que mais mesmo? Bom, imaginemos que com os ingredientes que lhe sugeri já dê para fazer um bolo, se vai prestar, se vai ter gosto já é outra conversa. Enfim, você sabe fazer um bolo. Mas e ser feliz, você sabe? De que “ingredientes” você precisa para fazer o bolo da felicidade?
Atrevo-me a responder por você: para fazer o bolo da felicidade, para ser feliz não precisamos de nada, só da decisão de ser feliz. Estou certo? Atrevidamente, outra vez, respondo por você, sim para ser feliz não precisamos de nada, só da vontade, mas…
As pessoas dizem que não, dizem que para ser felizes têm que casar com ela ou com ele, tem que ter isto ou aquilo, tem que, tem que, tem que… E com essas impostas condições não vão ser felizes.
Estou dando voltas para chegar ao assunto, vamos lá. Supondo que você seja homem, mas pode ser mulher, não altera, imaginemos que você é ainda uma pessoa jovem, faixa dos 40, tem dinheiro, fama e é pessoa bonita, bonita mesmo, contudo… É uma pessoa encrencada na vida, consumidora de drogas pesadas, já foi internada várias vezes, tem recuperações e recidivas, as drogas não lhe saem do sangue… Pois é assim que vive e viveu crise séria, dia destes, um “jovem” ator, famoso, bonito, tudo para viver tranquilo… Diante disso, a pergunta: – Pô, se o cara é ainda jovem, bonito, tem dinheiro e é muito famoso em novelas na televisão, por que razão consome drogas? Ora, as drogas são refúgios de pessoas existencialmente encrencadas… Mas encrencadas com o quê, o que pode justificar a pessoa se “matar” desse jeito, perdendo saúde, credibilidade, liberdade, tudo, tudo do bom e do melhor do que pode viver e gozar e não vive nem goza? Triste isso.
Definitivamente, de nada nos adiantam os bens “externos”, materiais, riquezas de qualquer sorte, se por dentro não tivermos uma boa bússola para a vida. E sabes mais? Graças a Deus. De outro modo haveria os felizes por alguma razão e os infelizes por não terem a graça dessa mesma razão. Mas que é triste a pessoa ser bonita, ter dinheiro e famosa e andar de quatro pelas drogas é. A felicidade não é deste mundo? Para os fracos não. Para os fortes, quem sabe…
SACERDOTES
Sacerdotes fazem votos de pobreza, jornalistas também… Uma empresa americana – CareerCast – fez a lista das piores profissões nos Estados Unidos. Ora, se isso é verdade por lá, imagine por aqui. Os americanos disseram que a pior das profissões nos Estados Unidos é… Repórter de jornal. A 2ª é Profissional de Rádio e TV… A 3ª é lenhador, a 4ª é Militar na ativa, a 5ª é Trabalhador do controle de pragas urbanas… E por aí vai. Que horror! Não entregamos nossa liderança…
ELA
Dia destes, um amigo me apresentou uma jovenzinha muito sorridente que disse estar começando o curso de jornalismo. Perguntei se ela era órfã, se não tinha pai nem mãe… Ela manteve o sorrisinho, não entendeu, pobrezinha. Paciência, um dia ela acordará…
FALTA DIZER
Pô, Prates, baixou o capeta para tu dizeres o que acabaste de dizer? Não, não baixou, mas disse a verdade… Porém, também digo: – Tudo é possível ao que crê! Ninguém está proibido de transformar limão em limonada… E tampouco de aderir ao “sacerdócio”, afinal, é uma atividade linda…