
Não queres ser feliz?
A vida é uma rotina… uma repetição cansativa das mesmas coisas, coisas que vão e voltam e que apenas trocam de nome, data e lugar… Aliás, não foi outra a razão que levou os sábios gregos a deixarem para a eternidade a lembrança de que – Não há nada de novo abaixo do sol, o que é já foi e o que foi será…
Dei estas voltas para trazer para você uma frase que li ontem à noite, frase do escritor americano Thimothy Ferriss, diz assim: – “As expressões “um dia…” ou “algum dia…” vão levar os seus sonhos para o túmulo junto com você…”.
Forte, não é mesmo? Forte como todas as verdades. Mas é isso, a maioria das pessoas, desde Adão e Eva até hoje, passaram e estão passando pela vida com sonhos a realizar, mas a realizar “algum dia”… nunca a partir de hoje, de agora. Procrastinação, dizem alguns, palavra fora de rotina, discreta; prefiro usar outra, mais próxima da realizada: vadiagem. Vadiagem existencial, aquela do agora não, amanhã… Todos sabemos que não existe amanhã, ou você me vai dizer que algum dia já viveu no amanhã? Hoje, por exemplo, é o amanhã de ontem, mas é hoje… Sempre estamos no hoje.
O curioso é que nunca deixamos para depois, para um outro momento, para algum dia… a nossa salvação quando estamos com a corda no pescoço. Quando a vida nos empurra para uma situação de extrema urgência ou emergência lutamos, lutamos na hora e… vencemos, quase sempre vencemos. Por que, Santo Deus, só agimos quando estamos com a corda no pescoço? É arriscado, pode não dar certo ou não haver tempo… Vale muito para os casamentos encrencados, vale para os amuos no trabalho, vale para o jeito de ser na vida, vale para tudo. Algum dia ou um dia são expressões dos medrosos da vida, gente que tem desejos mas não tem ímpetos para agir agora, que pena! Vão pagar caro por isso.
Algum encrenca por aí, leitora? E vais esperar por “algum dia” ou “um dia” para agir ou reagir? Havia um certo trabalho que eu deixava sempre para o fim do dia, para o entardecer ou, mais das vezes, para o final da noite… Sabes o que acontecia? Eu passava o dia inteiro com aquela “encrenca” na cabeça, o trabalho a fazer. Mudei. Comecei a fazê-lo cedo pela manhã, o mais cedo que eu podia… Resultado? Um dia todo de folga pela frente… Procrastinar é deixar o problema no bolso da vida, é não querer ser feliz…
Propina
Título de editorial de um jornal de São Paulo: – “Doação eleitoral ou propina”? Claro que é propina, não existe “doação” eleitoral, dinheiro gratuito só para ajudar… O troco terá que ser dado mais tarde pelo candidato “ajudado”, ora bolas, vão enganar a Mãe Joana… Doação eleitoral? Só de pai para filho, e olhe lá se o velho não vai cobrar mais tarde, olhe lá…
Grossas
Detalhes revelam as pessoas. Há pessoas a quem você traz de uma viagem, ou dá por amizade/simpatia, um presentinho, uma “bobagem” qualquer e… as pessoas ficam tão felizes, tão felizes que você fica mais ainda. Outras pessoas, todavia, ganham alguma coisa e… parece que você pediu dinheiro emprestado para elas, grossas que são, mal-educadas. O que fazer? Você decide, eu continuo errando…
Falta dizer
Meu horóscopo dizia que – “É importante abrir o coração nas conversas que estiverem em andamento, pois há a oportunidade de vários assuntos serem esclarecidos e… ”. Abrir o coração, companheira, só com Nossa Senhora, aqui por baixo está feia a coisa…