
Olhos de mulher
Dia destes estive num encontro social, revi amigos, conheci outros tantos e ao meio de todos, uma mulher. Não era uma garota nem uma idosa, era uma Mulher. Simpática, disse que me lê e me ouve na tevê,… simpática. Mas o que me chamou atenção nessa mulher foi o olhar, que olhar, olhar de derrubar catedrais…
Sem qualquer donjuanismo, fiquei impressionado com o olhar dela. Veja bem, não falei em olhos bonitos, olhos bonitos é uma coisa, olhar instigante é outra. Era o caso. Como alguém pode ter aquele modo de olhar? Aquela mulher tinha.
Fiquei impressionado? Muito. E fiquei pensando: todos nós temos alguma coisa diferente, ninguém começa a gostar de alguém “no todo”, o que nos chama a atenção é algo que vemos de especial na pessoa. Claro que ninguém pode ter um olhar especial sem tê-lo de modo natural, mas é aí que está, temos que descobrir o nosso lado mais favorável e usá-lo bem. Sem, é claro, descuidar do todo. Começamos a gostar de alguém por algo desse alguém, e também deixamos de gostar por algo bem diferente. Precisamos nos conhecer melhor, e viver melhor.
Mas o que eu queria dizer é que olhos de mulher são também uma formidável “peneira”, quem passar por eles estará bem na vida. Aliás, foi isso o que ouvi de uma veterana do jornalismo televisivo gaúcho no dia em que comecei em televisão. Ela me viu passando pó no rosto e me perguntou: – Estás começando hoje, guri? Respondi que sim e ela me fez uma frase inesquecível: – Então, põe na cabeça: se as mulheres te aprovarem na TV, terás vida longa!… Nunca esqueci. As mulheres decidem e, claro, impõem suas vontades aos maridos, chefes na empresa. Parece que o chefe decidiu, mas foi a mulher dele.
Bom, o que eu queria dizer é que as mulheres infernizaram a vida da Michele Obama durante os oitos anos de mandato do marido. Ela contou, dia destes, que chateavam-na todos os dias pelas roupas que ela usava, mas nada cobravam do Presidente. Michele contou que durante os oito anos de governo, Obama usou o mesmo casaco, o mesmo. E ninguém notou ou disse alguma coisa. Já com ela, os olhos das mulheres do mundo foram impiedosos. Olhos de mulher! Veem tudo, não passa nada, mas se você for aprovado por eles, ah, estará no céu da bem-aventurança na terra.
E que olhar tinha aquela mulher da festa, que olhar!
Língua
Falei de olhos bonitos e olhares instigantes? Mas e se alguém me disser que é uma pessoa feia? Direi a ela que ela pode ser bonita, muito bonita. Pela língua. Uma língua asseada, sem chulismos nem vulgaridades, com assuntos cativantes, riqueza cultural na memória para que a língua se expresse com beleza, ah, aí estará uma beleza especial, eterna. Todos podem tê-la. Uma língua também pode ser bonita, encantadora mesmo. Só depende da pessoa.
Horror
Segundo a ONG – Global Age Watch – o Brasil está na posição 58º no mundo no ranking da qualidade de vida dos idosos. Os idosos são maltratados pelas famílias e pelos governos brasileiros. À nossa frente aqui na América estão Argentina, Equador, Peru, Bolívia, Colômbia… pode isso? Com gente mal-educada e insensível, maioria do povo brasileiro, sim, pode. Os jovens que pensem na velhice, deixem de ser abobados “do celular”…
Falta dizer
O “Principezinho”, de O Pequeno Príncipe – conversa com a serpente no meio do deserto… e diz a ela: – “A gente está um pouco só no deserto”! E a serpente arremata: – “Entre as pessoas também”… O que você acha?