sábado, 14 de junho de 2025
22.3 C
Pomerode
22.3 C
Pomerode
sábado, 14 de junho de 2025

Fundação Indaialense de Cultura reabre visitação de trilha ecológica

A Fundação Indaialense de Cultura reabriu para visitação da comunidade a trilha ecológica no Parque Público Municipal João Schulenburg, onde também está localizada a sua sede. O espaço recebeu manutenção e instalação de 12 painéis, confeccionados em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, que trazem a história “Trilha da FIC com Buginga e Tuca”.

Ao longo do trajeto, de forma descontraída e informativa, o visitante vai conhecer a história do Bugiu Buginga e do Tucano Tuca. O diálogo descontraído dos dois animais apresenta informações técnicas e curiosidades sobre a fauna e flora presentes na Mata Atlântica, principalmente da região, de Indaial e da própria trilha ecológica. A história foi escrita por Marcos Alexandre de Liz, o designer gráfico ficou por conta de Dayse Lang, ambos servidores da FIC.

Inaugurada no dia 5 de junho de 1994, a trilha ecológica conta com 21.200 m² de área de vegetação típica de floresta primária pouco alterada, de Mata Atlântica do Vale do Itajaí-Açu (floresta ombrófila densa submontada), composta por árvores, arvoretas, arbustos e ervas. A trilha que circula por entre a mata é toda calçada com pedra ardósia, comum na região. Além disso, as espécies nativas catalogadas no local estão identificadas em placas próximas às árvores, um projeto elaborado pela FIC em convênio com o Departamento de Ciências Naturais da Furb e colaboração do preservacionista Valdemiro Nasato.

Foto: Divulgação/Ascom Indaial

A trilha está disponível para visitação gratuita, de segunda a domingo, das 8h às 22h, na rua Dr. Blumenau, 5, Centro. “Além da trilha, comunidade e visitantes poderão aproveitar a oportunidade para conhecer as demais dependências da Fundação Indaialense de Cultura, como o Jardim da Poesia e o Bromeliário Padre Raulino Reitz, espaços de livre acesso com grande variedade de flores e plantas a exemplo da Palmeira Indaiá, Pau-Brasil”, convida a diretora-executiva da FIC, Marli Menegazzi.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui