No mês dedicado à Bíblia, Jair de Oliveira fala sobre a importância de conhecer e praticar seus ensinamentos

O alicerce da fé cristã está contido na Bíblia, composta por 66 livros, é ela a responsável por guardar muitos dos ensinamentos de Cristo. “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho”, Salmos 119:105. É com estes Salmos que Jair de Oliveira começa a descrever a importância da Bíblia para os cristãos. Mais do que isso, destaca a necessidade vital de praticar estes ensinamentos.
“Não é entre quatro paredes que seremos cristãos, é no dia a dia, agindo de forma correta onde quer que estejamos, praticando a palavra de Deus em nosso cotidiano”, explica. Oliveira possui formação teológica e de Capelaria. Atualmente, é voluntário na tarefa de ministrar palestras e promover conversas sobre a palavra de Deus. “Desenvolvemos este trabalho em asilos, hospitais, centros de recuperação e onde mais solicitarem. Me alegro muito em poder levar uma palavra de fé, consolo e esperança a quem precisa”, conta.
Muito além disso, ele conta às pessoas a transformação pela qual passou, falando abertamente sobre as experiências que o levaram por tempos tortuosos. “Por 18 anos me perdi no caminho do álcool e outros entorpecentes. Estava no fundo de uma cama, prestes a perder minha vida por conta de meus vícios. Foi de lá que Deus me tirou. Há mais de 13 anos estou servindo ao Senhor e pretendo seguir este caminho até o último dia de minha vida”, revela.
Oliveira diz que muitas pessoas o procuram para pedir conselhos por saber de sua história. “É preciso entender que em muitos desses casos, antes de falar, precisamos ouvir. Há pessoas que estão em situações difíceis, prestes a explodir, então precisam tirar aquele sentimento de dentro delas, desabafar”.
Gratidão
“Buscai primeiro o reino de Deus e a sua Justiça e tudo mais vos será acrescentado”, Mateus, capítulo 6. Uma das passagens mais conhecidas da Bíblia é também um convite à reflexão. “Atualmente as pessoas têm buscado as coisas terrenas, desejando possuir coisas materiais, esquecendo-se de dedicar tempo às coisas de Deus. Mas a palavra nos ensina que se buscarmos primeiro a Ele, as demais coisas nos serão concedidas”, reflete.
Jair chama atenção ainda a outro ponto. “Muitas vezes nós pedimos, pedimos e pedimos, quando na realidade deveríamos agradecer, agradecer e agradecer. É preciso entender que a decisão de seguir ao Senhor não significa um caminho sem dor. Mas sim que durante estas provações, estamos recebendo ensinamentos valiosos e devemos perseverar. A própria Bíblia nos diz que os dias de alegria são para aproveitar, e os de tristeza para considerar”.
Para finalizar, Oliveira faz questão de pontuar que ser cristão significa praticar os ensinamentos de Deus, e não apenas conhecê-los. Levando palavras de fé, esperança e compreensão a quem está próximo.