terça-feira, 1 de julho de 2025
12.3 C
Pomerode
12.3 C
Pomerode
terça-feira, 01 de julho de 2025

Luiz Carlos Prates – 14/08

A vovó está lúcida

Coisa cansativa a rotina. Às vezes, paro, penso, olho para os lados, busco os jornais, ligo o rádio, a tevê, vou para a janela e… nada. Tudo igual. Nada de novo abaixo do sol, pois não? Isso cansa, mas é a vida.

Quem vive “das” notícias e das observações da vida, precisa treinar a imaginação, faz-se necessário transformar o limão de todos os dias numa diferente e interessante limonada. Caso dos que falam, escrevem, fazem palestras…

Sim, mas qual é o assunto? Um assunto “velho”. Mas vamos vesti-lo com roupa nova…

Ninguém quer ficar velho, todavia, também ninguém quer morrer, curioso isso, o pessoal que viver muito sem envelhecer, quer envelhecer jovem, seria isso?

Essa de envelhecer jovem já preocupava Adão e Eva, no Paraíso que nós, os humanos, um dia inventamos para eles… Diachos, o espaço está ficando reduzido e ainda não disse a que venho.

Dia destes, li uma entrevista de jornal, o entrevistado era pessoa idosa (já disse que chamo de idoso/a aos que envelhecem sem perder a compostura, aos que envelheceram toscos chamo de velhos e velhas)… e essa pessoa da entrevista foi e é uma personalidade distinta, a entrevista foi um sucesso.

Dias depois dessa entrevista, li uma carta de leitor no mesmo jornal e onde esse leitor cumprimentava o entrevistado pela lucidez e pela memória… Fiquei irritado.

Estou cansado de dizer que uma pessoa, tenha a idade que tiver, 90, 100, 120 anos, terá a mesma memória de um jovem de 22 anos se… Se ao longo da vida a pessoa se mantiver ativa, motivada, trabalhando ou lutando por alguma causa, se a pessoa mantiver o hábito da leitura e de voltar-se vivamente para o que lhe cerca no dia a dia… Quem fizer isso ao longo da vida terá a memória, sinônimo de lucidez, em plenas e perfeitas condições de uso. A memória precisa de nutrientes, informações diárias, e de treinamentos constantes, isto é, de usos continuados. E, é claro, a memória responde por nossos ímpetos de vida e motivação. Sem isso, ficaremos opacos, perderemos a lucidez e boa parte da memória, o que caracteriza a velhice tosca. É evidente que não falo das pessoas doentes. Falo das que “poderiam” ser saudáveis mas que se aposentaram para a vida quando pararam de trabalhar, senão antes, bem antes…

Não diga mais que a vovó tem quase 80 anos e está lúcida, essa lucidez é obrigação dela. Não sendo assim, ela é uma velha…

 

TEMPO

Dizem que o tempo apaga tudo, todos os nosso ímpetos de jovens, isso e mais aquilo. Discordo, o tempo apaga o que nós apagamos antes dele… Quem tiver a chama de um entusiasmo, seja pelo que for, haverá de trocar o relógio das angústias pela ampulheta da eternidade; o amor é eterno, o amor, eu disse, não os entusiasmos momentâneos e carnais que costumamos chamar de amor. Nossos incêndios interiores não se apagam pelo tempo mas por nossos desinteresses e medos…

 

MENSAGEM

Acabei de dizer tudo o que disse e fui ao meu horóscopo, sabes o que ele dizia? Dizia que – “Objetos e até pessoas que sua alma chama de seus devem ser considerados posses temporárias, pois o tempo passa e muda todas as condições que pareciam seguras e consolidadas. É muito bom que as coisas mudem”. Não parece mensagem? Credo, cruz!

Testo Imoveis Site-01.png

FALTA DIZER

As religiões, todas, nos tentam anestesiar para a consciência de tudo de ruim que anda por aí e nos quedamos por elas. Esquecemos, todavia, que céu e inferno não passam de vivências interiores do ser humano, não existem fora de nós.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui