
Vamos supor
Algumas das nossas suposições bem que podem ser imaginadas em seus resultados… Nem vou dar como exemplo que oferecer um copo d’água a um sedento vai fazê-lo feliz, bobagem…
Mas o que aconteceria se um pobretão, pobretão da cabeça aos sapatos, ganhasse, num repente, 90 bilhões de dólares. Veja bem, eu disse “noventa” e disse “bilhões”, e disse ainda “de dólares”… O que aconteceria, como reagiria o pobretão? Com 90 bilhões de dólares a pessoa passa a ser dona do mundo…
Sim, dona do mundo, nosso poder na Terra vem do dinheiro. Uma bisca existencial, um lixo humano forrado de dinheiro, vira “doutor”, na hora, diante dos pequenos…
Claro, você já desconfiou que não estou nesta prosa de porta de boteco, assim, de graça, claro que há uma razão. A razão é a lista que acabei de ver e onde houve, tensa, mudança nos últimos dias, falo da lista dos mais ricos do mundo. Essa lista tinha o Bill Gates, da Microsoft, em 1º lugar, o Carlos Slimm, mexicano de várias empresas, em 2º, o Warren Buffet, americano que nem sabe o que tem, em 3º e por aí… a lista dos tresloucados, mas…
Essa lista foi mudada nos últimos dias, vem para a liderança o americano Jeff Bezos, da Amazon, que vende de livros a toalhas para enxugar gelo…
Jeff chega na ponta da lista dos mais ricos com 90,5 bilhões de dólares, o “pobrezinho” do Bill Gates foi empurrado para o segundo lugar com 90,1 bilhões…
Mas suponho, aposto mesmo, que esse dinheirão não tira o sono do Jeff, não o faz diferente e talvez nem muito feliz… Sim, feliz, eu disse. O dinheiro só faz a felicidade dos pobres, dos pobres de cabeça, e… Não pode ser muito dinheiro. Conheço muita gente riquíssima e enfadada da vida, emburrada existencial, depressiva ao ponto de olhar bem atentamente para o andar mais alto do prédio…
Imagino que o Jeff não esteja saltitante, afinal, é negociante, empresário, sempre suou nos negócios e para esse tipo de gente o dinheiro não envaidece no sentido comum, o dinheiro é uma “mera” consequência da paixão pelo trabalho e dos objetivos nesse trabalho. O resultado desse trabalho, sim, enriquece e deixa a pessoa vaidosa, o dinheiro não… Mas dê, de uma hora para outra, 90 bilhões para um pobretão sem “vida” por dentro, ele morrerá… de loucuras. Desatinado.
Ei, espere, acabo de ouvir que Bill Gates voltou à liderança… Credo.
Boa
Boa, gostei dessa. É fato. Uma jovem, recém-formada em Veterinária, pediu ajuda ao pai para montar uma clínica… O pai disse que a ajudaria, mas… Que nessa clínica não poderia haver tosa nem banho em bichos, em cachorros. Sapientíssimo e iluminado pai! É isso mesmo, os bichos nasceram como são, só precisam de cuidados para suas doenças, banhos são contraindicados e “perfumes” de shampoos e outros tantos, os matam. O faro do cachorro é milhares de vezes mais sensível que o nosso. Boa, paizão, é assim que se faz, que os tapados aprendam…
Elas
Engraçado, nas revistas, nas tevês, só vejo mulheres falando sobre os traumas por que passam ou passaram na separação conjugal. Os frescos não falam disso. E acabo de ler no site UOL uma nota sobre “O luto da separação”, mas luto só para elas. Quando são eles que afundam nesse “luto” ninguém diz nada. Sociedade machista e podre.
Falta dizer
Como as pessoas – maioria – gostam de ser enganadas, Santo Deus! Elas sabem que certas coisas são impossíveis, mas… creem nelas… Exemplo? Cremes rejuvenescedores. Nas TVs vivem anunciando, e vendem como pão quente. Coitadas das crentes.