
Existe amor impossível?
Você acha mesmo que há amor impossível? Ou amores impossíveis…?
Há por aí uma velha e motivadora sentença nesse compasso dos impossíveis, a frase é – Quer é poder. Você acredita que querer é poder? E olhe, para não ir muito longe, mais uma vez lembro do Evangelho de Marcos, 9:23 – “Se tu podes crer, tudo é possível ao que crê”. Certo? Depende.
Sim, tudo nos é possível até… Até certo ponto. Temos que ter o discernimento, a sensibilidade para entender até onde podemos ir, sem nos ferir, e até onde não devemos ir ou sonhar. Claro que há coisas que não nos são possíveis, ainda que pensemos que sim. Nesse caso entra a razão, o equilíbrio, o saber o que podemos fazer ou conquistar e o que não podemos. Vou dar um exemplo de até onde deve ir a nossa fé, o nosso credo sobre poderes ou possibilidades humanas: a saúde. Por pior que esteja a saúde de uma pessoa, é possível a cura, o chamado “milagre”, que não passa de desconhecimentos da mente ou da ciência. Pela fé e esperança muitas pessoas saíram da “morte” para a vida. Nesse casos, sim, tudo é possível ao que crê…
Muitas vezes sofremos por tolices, por sonhos ou desejos fora de nossas possibilidades, é preciso ter os pés no chão para saber separar o joio de um sonho errado do trigo do sonho possível.
Quem não quiser sofrer de graça que não ame a quem não lhe é possível amar. E isso é uma verdade pétrea, sem essa de que “ela vai ser minha” ou “ele vai ser meu”… Cuidado para não cair da escada das realidades e se esborrachar no chão da frustração. E dizendo isso, lembrei de um trecho de música popular muito instigante das estultícias do coração humano, essa música dizia que – “Quem eu quero, não me quer; quem me quer, mandei embora…”. Típico do coração humano de modo geral. E aí está a razão de muitos sofrimentos, a burrice do coração. Para ser feliz, saiba do que você pode e do que não pode. Mas também fique sabendo que até hoje ninguém chegou à resposta exata dessas possibilidades.
SONHO
Em algumas questões bem claras na vida, querer é poder, não há impossíveis. Um exemplo? Um jovem pobre, muito pobre, lá do meio do mato, pais analfabetos, vida rústica e sem nada por perto, esse jovem pode ser o 1º colocado no Vestibular de Medicina da USP? Claro que pode. Nesse caso, a possibilidade está na mente e nas ações. Decidida a pessoa, iniciados os esforços, estudos, mantida a tenacidade, sim, tudo é possível ao que crê, esse jovem lá do meio do mato pode ser o primeiro da turma. Querer, nesse caso, é mesmo poder. Os que andam por aí, arrastando a língua na vida, são os pífios da vontade e do caráter.
Elas
Laboratórios vagabundos abusam das mulheres e elas nem aí. Ou por não notarem os abusos ou por burras mesmo… Acabo de ver na tevê uma publicidade de remédio contra “gases”, eufemismo para “pum”… Os homens têm e soltam muito mais “gases” que as mulheres, mas quem aparece na publicidade são elas. Mesma coisa com os remédios de prisão-de-ventre. Os homens são muito mais trancados que elas, mas são elas que aparecem nas publicidades. Mal-intencionados de um lado, burras de outro… Elas tinham que reagir.
Falta dizer
Estás a espera de uma grande felicidade? Cuidado, ela bem que pode estar aí perto de ti… E se a perderes, vais te dar conta de que eras feliz e não notaste… Cuidado.