sábado, 14 de junho de 2025
22.3 C
Pomerode
22.3 C
Pomerode
sábado, 14 de junho de 2025

Um ano depois, irmãos de Pomerode falam sobre transplante

Susan doou o rim para Márcio Kopsch em abril de 2024

Há um ano, em 24 de abril de 2024, Susan Elaine Kopsch realizou um gesto de extrema generosidade ao doar um rim para seu irmão Márcio Rogério Kopsch. O transplante, muito aguardado pela família, foi realizado no Hospital Santa Isabel, em Blumenau.

A equipe do Testo Notícias revisitou os irmãos para entender como suas vidas mudaram desde então e relembrar os desafios enfrentados.

“Eu sinto orgulho, alegria de poder ter ajudado. Eu fui sem medo, se pudesse fazer novamente eu faria, doar é um ato de amor”, diz Susan, que não hesitou em se oferecer como doadora após a mãe deles, Elrita Kopsch, que tanto sonhava com a doação e o transplante, falecer devido a um infarto dois anos antes.

A perda da mãe, que tanto desejava ver seu filho recuperado, foi um golpe duro para a família, mas serviu de inspiração para Susan seguir adiante com a doação. “A fila para transplante é grande, e eu não podia esperar mais”, relata Márcio.
Na época, ele aguardava na fila há cinco anos, desde que descobriu uma doença renal crônica. Após o diagnóstico, seus rins entraram em falência e ele passou a viver com a severidade de sua condição.

A rotina era exaustiva: sessões três vezes por semana, quatro horas por dia, e a constante luta contra as limitações impostas pela doença renal. “Eu não fazia xixi há três anos, só chupava gelo para aliviar a sede”, recorda.

A compatibilidade entre Susan e Márcio foi confirmada após uma série de exames, e a cirurgia foi um sucesso. “Passamos alguns dias internados e já estávamos em casa, a recuperação foi incrivelmente rápida”, comemora Susan.

E um ano depois, os irmãos comemoram o retorno às suas rotinas. A relação entre os dois sempre foi forte, mas após o transplante, tornou-se ainda mais profunda. “Agora a gente tem uma sintonia que não dá para explicar”, afirma Susan, enquanto Márcio completa: “Eu sinto que tenho uma nova chance de vida, e isso é tudo para mim.”

Desafios antes da cirurgia

A ansiedade pelo resultado dos exames de compatibilidade era palpável, e cada confirmação positiva era motivo de celebração para a família. “Quando soube que seria a Susan a doadora, foi uma alegria imensa, a esperança de uma vida nova.”

Mas, antes do aguardado transplante, Márcio precisou enfrentar outro desafio: a necessidade de perder peso. “Eu estava com 148 quilos e tive que chegar aos 98.” Seu empenho e dedicação serviram de exemplo para outros pacientes na Renal Vida, instituição que acompanhou seu tratamento. “Foi muita força de vontade, sem remédios, apenas dieta e determinação.”

Homenagem à mãe

A história dos irmãos é um testemunho de como a solidariedade e o amor familiar podem superar momentos de grande adversidade. Por isso, Márcio e Susan aproveitam a oportunidade para homenagear a mãe Elrita. “Ela nos deixou há dois anos, mas seu coração e sua vontade de ver o Márcio bem continuam a nos inspirar.”

Segundo eles, ela era um exemplo de mulher e de mãe, cujo amor e esperança, inspiravam a todos. “Ela sempre ligava para todo mundo nos dias de aniversário, adorava ver a família unida. Queremos que sua foto esteja aqui conosco, como um símbolo desse amor que nos guiou”, diz Susan emocionada.

transplante
Exemplo: Márcio e Susan com a foto da mãe, já falecida, inspiração para os dois. Foto: Daiane de Ramos/Testo Notícias

Mensagem de gratidão e esperança

Márcio não poupa palavras para agradecer à irmã: “Eu amo ela demais, agradeço todos os dias por ter me dado essa nova vida.” Já Susan, reafirma seu amor e desejo de união: “Quero ficar velha ao lado dele, sempre nessa sintonia. A gente é uma coisa só, agora mais do que nunca.”

Ambos desejam que o seu exemplo sirva de inspiração também para que outros pacientes, que aguardam ansiosos, possam receber o tão sonhado transplante. “Existem muitas pessoas que precisam e eu pude acompanhar isso durante o tempo que esperei também. Poderiam existir mais pessoas dispostas a doar, tanto em vida como o caso da Susan, como de familiares já falecidos.”

Relembre a história dos irmãos de Pomerode

Clicando aqui você confere a entrevista que a equipe do Testo Notícias fez com os irmãos em 2024 e também um vídeo com depoimento de Márcio e Susan, feito pela Associação Renal Vida.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui