A esteticista Janice Cristina Peiker Bär, de 36 anos, tem se destacado como uma das doadoras mais engajadas do Banco de Leite Humano Blumenau. Mãe de dois meninos, Arthur Ravi, de quatro anos, e Theo Davi, de apenas quatro meses, Janice transformou a abundância de sua produção láctea em uma fonte de esperança e nutrição para bebês prematuros e para aqueles cujas mães enfrentam dificuldades na amamentação. “A maternidade é a maior realização da minha vida e sempre sonhei em poder amamentar. Então, me dediquei para tornar isso possível.”
Ela explica que o início da amamentação pode ser desafiador e requer muita entrega. “Mas ver o seu bebê se nutrindo de um alimento que seu próprio corpo está produzindo é tão lindo e gratificante, que faz valer cada esforço. Deus é tão grandioso que nosso corpo se transforma em uma fábrica: quanto mais o bebê suga, mais leite o organismo produz.”
Desde o nascimento de seu primeiro filho, Arthur, Janice percebeu a importância de aproveitar o excesso de leite materno e decidiu se tornar doadora. “E eu tive uma produção muito boa de leite. Como um recém-nascido não demanda de muita quantidade, eu acabava extraindo o excesso para aliviar a mama e também facilitar a pega do bebê no seio. Para não desperdiçar esse alimento tão rico em nutrientes, entrei em contato com o Banco de Leite de Blumenau e me tornei doadora.”

Com a chegada de Theo, a situação se repetiu e, de forma ainda mais impressionante, a quantidade de leite produzida por Janice permitiu doações significativas semanalmente. “Hoje, a história se repete com o Theo, enquanto ele mama em um seio, o outro fica gotejando muito leite, o que tem nos permitido doar uma grande quantidade. Inclusive, fiquei sabendo recentemente que sou uma das doadoras mais engajadas da história do Banco de Leite de Blumenau”, declara com orgulho.
Janice explica que o processo para ser doadora é muito simples: “a equipe do banco de leite vem até sua residência e realiza exames de sangue, além de monitorar sua saúde e o crescimento do seu bebê (para doar, ambos precisam estar bem). Elas trazem frascos esterilizados e buscam os vidros cheios todas as semanas (mantenho eles no congelador).”
O leite doado por Janice é vital para o banco, sendo utilizado principalmente para alimentar bebês prematuros em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), onde um único frasco pode fazer a diferença para até dez crianças. “Coloco amor em cada vidro que doamos. É uma forma de agradecer pelas bênçãos que recebemos. ‘É amor em cada gota doada, vida em cada gota recebida’”, garante.

A generosidade de Janice tem inspirado pessoas ao seu redor, incluindo aquelas que já estiveram na posição de pais de prematuros, dependentes do leite doado. “Pessoas próximas me escrevem dizendo que já estiveram do outro lado, em UTIs como mães de prematuros. Ah, como meu coração fica quentinho com isso. Doar parece tão pouco, mas sei que está fazendo a diferença e ajudando a salvar muitas vidas.”
Janice também faz questão de repetir aos filhos a preciosidade que são por dividirem seu “leitinho” com os “amiguinhos que estão no hospital”. “A família toda acaba envolvida no processo: meu marido que me ajuda a esterilizar as bombas, o Arthur que busca o leite coletado para levar ao congelador e o Theo que divide seu “tetê e, mesmo assim, está com dobrinhas de fofura irresistíveis”, afirma.
A esteticista reforça que o banco de leite precisa de doadoras e, por isso, deixa o convite para outras mamães. “Como diz o ditado, é ‘fazer o bem sem olhar a quem’! Se você tem a oportunidade, doe. É uma linda maneira de agradecermos à Deus pelas bênçãos que recebemos. Não há nada nesse mundo que a gente preze mais do que a saúde e a felicidade dos nossos filhos.”
Sobre o Banco de Leite Humano de Blumenau
O Banco de Leite Humano (BLH) de Blumenau fundado em 31 de julho de 1998 é um centro especializado referência no Médio Vale do Itajaí que atua na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno e executa atividades de coleta, processamento, controle de qualidade e distribuição do leite humano doado.
O BLH conta com uma equipe composta por enfermeiras, técnicas de enfermagem, médica pediatra, psicóloga, odontopediatra, farmacêutica bioquímica e agente administrativo.

Atendimento
As profissionais do BLH prestam assistência em amamentação de forma individual ou em grupo para mulheres no período da gestação e puerpério (pós-parto) com orientações sobre: preparo para a amamentação; autocuidado com as mamas; cuidados ao amamentar; pega, posição e sucção do bebê, cuidados na utilização do leite humano extraído cru e do leite humano pasteurizado.

Doação de Leite
A equipe do Banco de Leite Humano visita semanalmente as doadoras, leva o material necessário como frascos esterilizados, touca e máscara e presta todas as orientações necessárias sobre como fazer a coleta e armazenamento do leite.
O leite humano doado é pasteurizado, analisado, submetido a um rigoroso controle de qualidade e disponibilizado para os hospitais onde é fornecido exclusivamente para os recém-nascidos prematuros e com baixo peso internados em UTI Neonatal.