O prefeito eleito de Pomerode, Rafael Ramthun (PL), e o vice, Daniel Buerger (Novo), realizaram na manhã de segunda-feira, dia 11, uma coletiva de imprensa para anunciar oficialmente os nomes dos secretários que farão parte da equipe de governo a partir de 2025.
O evento contou com a presença de jornalistas, lideranças locais e federais, além de representantes da sociedade civil. Durante a coletiva, os secretários tiveram a oportunidade de falar brevemente sobre as prioridades de suas pastas e as principais metas para o início da nova gestão.
A nova equipe de secretariado inclui profissionais com ampla experiência em suas áreas de atuação. O prefeito eleito destacou a importância de uma equipe qualificada e comprometida com as demandas e os desafios da cidade. “Realmente nós cumprimos aquilo que falamos ao longo da nossa campanha, que era trazer pessoas com competência e com conhecimento técnico. Eu tenho certeza que juntos vamos entregar resultados para Pomerode.”
Rafael e Daniel encerraram a coletiva reafirmando seu compromisso com a transparência e a participação popular. “Essa equipe não terá descanso. Após a primeira reunião de alinhamento com todos, já iniciaremos o processo de transição com o atual secretariado, para que as pastas sejam todas transferidas de forma muito tranquila”, completou Daniel.
Acompanhe todos os detalhes da Coletiva de Imprensa:
Confira a lista dos secretários anunciados por Ramthun e Buerger para a Prefeitura de Pomerode a partir de 2025:
Chefe de Governo – Mike Andrew Moretti
É empresário, formado em psicologia, com pós-graduação em Gestão e Orçamento Público e com MBA em Marketing. Foi candidato a vereador pelo Partido NOVO em 2020 em Blumenau, Chefe de Gabinete do vereador Tuca e coordenador da campanha de Odair Tramontin em 2024.

Secretário de Turismo e Cultura – Manfredo Zmazek Goede
É empresário, membro do Conselho Curador Fundação Hermann Weege há seis anos, membro do Conselho Municipal de Turismo há oito anos e membro da Associação Visite Pomerode há 12 anos, sendo quatro como vice-presidente e cinco como presidente. Além de ser responsável pela organização da Osterfest em Pomerode há sete anos e integrante da Comissão Organizadora do Festival Gastronômico em Pomerode.

Secretário de Eventos, Esportes e Lazer – Célio Schlingmann
É formado em Educação Física. Atuou como professor na rede pública, foi atleta e técnico desportivo na modalidade de punhobol, na qual representou o município em competições de nível estadual, nacional e internacional. Foi gestor e presidente da Fundação Promotora de Eventos, Esportes e Lazer (Funpeel) de 2013 a 2016.

Secretária de Gestão Administrativa e Fazendária- Maria Angélica Fagiani (Pileka)
É formada em Administração com habilitação em Finanças, especialização em Controladoria, Auditoria Governamental e Gestão Pública. É servidora pública há 39 anos, tendo atuado na área da Educação, Tributário, Patrimonial, Controladoria e há 16 anos à frente da Secretaria da Fazenda e Administração em Timbó.

Secretária de Controladoria – Sabrina Furlani
Tem formação técnica em Administração e graduação em Ciências Contábeis, aperfeiçoamento em Auditoria, Controladoria, Proteção de Dados e Compliance. Experiência profissional de 18 anos da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), atuando no setor administrativo, contabilidade e há nove anos como controle interno da Amve e dos consórcios públicos Cisamvi e Agir.

Secretário de Planejamento e Meio Ambiente – Alexandre Gevaerd
É Bacharel em engenharia Civil pela UFSC, mestre com ênfase em engenharia de transporte pela Virginia Polytechnic Institute & State University – USA, Cursou Terminal Facility Planning and Urban Design e Comprehensive Urban Transportation Planning no Japão. Tem experiência acadêmica como professor na FURB e na UNOESC. Foi Diretor Presidente no Instituto e Planejamento Urbano de Blumenau, Diretor de Transportes na Prefeitura de Itajaí, Diretor Presidente no Instituto Brusquense de Planejamento e Mobilidade, Secretário de Planejamento Urbano de Blumenau e Secretário de Planejamento Territorial de Gaspar. Prestou consultorias nos Planos de Circulação Viária e Engenharia de Tráfego para as Prefeituras de Rio do Sul, Presidente Getúlio, Piçarras, Apiúna, Ituporanga, Ibirama, Itapema e Porto Belo.

Secretário Desenvolvimento Rural – Júlio Utech
Cursa Gestão do Agronegócio e ao longo dos anos participou de dezenas de cursos, oficinas, seminários e palestras. Também realizou mais de 100 visitas técnicas a propriedades rurais e vivenciou de perto a realidade do produtor rural, nas mais diversas áreas da agricultura.

Secretário de Obras e Samae – Moacir Rosa
Possui graduação em Engenharia Civil pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (1998). Foi professor presencial da Faculdade Leonardo da Vinci (Timbó), do Grupo Sociedade Educacional Leonardo da Vinci no período de 2013 a 2023; foi professor na rede estadual de 1996 a 2008 na região de Blumenau e Pomerode. É empresário no ramo de projeto e execução de obras civil desde 2000. Pós-graduado em Engenharia Geotécnica na Faculdade UNYLEYA (RJ) e pós-graduado em Engenharia e Segurança do Trabalho na Universidade UNIASSELVI. Tem experiência na área da Engenharia Civil, em vários segmentos, trabalhou no setor público na Urbanizadora de Blumenau e atuou na área de fiscalização de Obras de Engenharia do sistema FIESC.

Secretário de Saúde e Assistência Social – Alfredo João Berri
É bacharel em direito pela FURB em 1985, desenvolve atividade de secretário de Saúde nos últimos 15 anos, iniciando em 2010 em Rio dos Cedros, posteriormente em Timbó de 2013 a 2016, em 2017 e 2018 em São João Batista e novamente em Timbó de 2019 até o presente momento.

Secretária de Educação e Formação Empreendedora – Profa. Neuzi Schotten
É formada em Pedagogia pela Associação Catarinense de Ensino, especialização em Psicopedagogia e Educação Escolar Contemporânea pela UFSC, Mestre em Educação pela UNIVALI. Atuou como professora na Educação Infantil, Fundamental I, algumas disciplinas no Fundamental II e no Ensino Médio. Também atuou como professora no Ensino Superior, especialmente no Curso de Pedagogia e em programas de pós-graduação lato sensu. Também atuou na gestão sendo coordenadora de Centro de Educação Infantil, diretora de Unidade Escolar, Administrador Escolar, Supervisora Pedagógica, Diretora de Ensino, Secretária de Educação, Pró-reitora e Reitora.

Subprocuradora – Terenice Maria Siebauer
É advogada há dez anos e pós-graduada em Direito Público pela ESMESC, vice-presidente da Comissão de Advocacia Pública pela OAB de Blumenau. Já ocupou o cargo de Diretora Jurídica do Município de Pomerode e atualmente de Subprocuradora-Geral do Município de Pomerode, possuindo, assim, experiência nas demandas jurídicas do Município.

Defesa Civil – Germaine Aline Bernhardt
É formada em Geologia pela UFPR. Atuou na área da Educação em Pomerode por 18 anos e há 15 exerce a profissão de geóloga. Inspetora do CREA – Regional de Jaraguá do Sul, secretária da Associação Profissional dos Geólogos de SC (AGES). Empresária atuante na área. É consultora da – Associação dos Municípios do Vale do Itapocu (AMVALI) e da Defesa Civil de Jaraguá do Sul. Já atuou em análises de áreas de risco e em projetos de Defesa Civil ao longo dos últimos 14 anos.

Gerência de Trânsito (Getran) – Daniel da Luz
Tem Bacharelado em Administração e possui diversos cursos como: Gestão de Trânsito e formação de agentes. Na Delegacia de Polícia Civil de Pomerode (Citran) atuou por sete anos em cargo de confiança e por mais de dois anos como Gestor do Órgão de Trânsito de Pomerode (Getran).

Gerente de Comunicação Social – Luís Vinícius Souza e Silva
É empreendedor em marketing e propaganda. Possui experiência em tecnologia da informação, gestão de negócios adquirido ao longo de sua carreira em grandes multinacionais. É especialista em marketing político atuando em campanhas políticas de grande relevância a nível municipal, estadual e federal.
