Nesta quinta-feira, dia 26, foram apreendidos bicos de tucano, carcaças de animais e armas para caça em Rio dos Cedros. A Operação Sapajus iniciou durante a madrugada e foi comandada pelo 2º Pelotão da 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, com o apoio da Polícia Civil, policiais militares da CPT e do canil e do Instituto do Meio Ambiente de SC.
No total, 39 policiais e 21 viaturas participaram da ação. A PMA recebeu denúncias de que um grupo de pessoas estaria compondo uma comunidade para caça em Rio dos Cedros.
Desta forma, as guarnições realizaram ações de inteligência e constataram que os suspeitos utilizavam uma propriedade rural como local para turismo de caça.
Durante as diligências, os policiais resgataram um macaco-prego, o qual havia sido capturado em uma das armadilhas, o que motivou o nome da operação.
Durante a operação, cinco pessoas foram presas em flagrante, sendo apreendidos sete bicos de tucano, 50 quilos de carcaça de animais, 23 armas de fogo, 902 munições, entre outros.
Veja a lista de materiais apreendidos pelas guarnições:
- Colimador: 1;
- Armadilhas: 2;
- Supressor de ruídos: 2;
- APF: 4;
- GPS: 4;
- Rádios comunicadores: 5;
- Lunetas: 7;
- Coleira GPS (Cães): 8;
- MBA Cumprido: 8;
- Apitos: 13;
- Celulares: 13;
- Armas de Fogo: 23;
- Carcaça de animais: 50 Kg e 7 bicos de tucano;
- Munições: 902.