Inaugurada em janeiro de 1999, a Integrar – Centro de Atendimento Especializado cresceu e inovou ao longo do tempo. Idealizada pela fonoaudióloga Sheyla Blosfeld Ferreira, a clínica completa 25 anos em 2024.
Atualmente, o local conta com o atendimento de 10 profissionais, sendo três fonoaudiólogos, dois psicólogos, dois nutricionistas, uma terapeuta ocupacional, uma neurologista e uma neuropsicopedagoga.
Além disso, em novembro de 2023, prestes a comemorar o 25º aniversário, a clínica também mudou de endereço e, desde lá, está localizada na Rua Fritz Wachholz, número 84, Centro de Pomerode.

História e crescimento da clínica
Em 1998, após se formar como fonoaudióloga, Sheyla retornou a Pomerode e começou a atuação na cidade. “Sempre tive o apoio do meu marido, Osvaldo L. Ferreira Jr, e dos meus pais, Adolar Blosfeld e Maria de Fátima de Freitas Blosfeld.”
A convite da Secretaria de Saúde do município, iniciou na Unidade de Atenção Básica à Saúde, fundando assim o serviço de fonoaudiologia na Secretaria de Saúde de Pomerode. “Com isso, em janeiro de 1999, recebi de presente do meu pai a abertura da Integrar – Centro de Atendimento Especializado. Desde então, essa semente plantada por ele foi regada por mim ano após ano”, evidencia.
Em 2009, a clínica precisou ficar inativa temporariamente, já que Sheyla acompanhou o marido em um desafio profissional. “Mudamos para a China, onde moramos por cinco anos. Em 2014, quando voltamos para Pomerode, minha primeira decisão foi reativar a empresa. Busquei inovar os atendimentos, realizar novos cursos e procurei por novas parcerias profissionais.”

Já no ano de 2019, a fonoaudióloga percebeu que precisava ampliar o espaço em que atendia. Com isso, iniciou o projeto em 2020 que foi concretizado em novembro de 2023.
Para ela, ser fonoaudióloga vai muito além do que somente ensinar crianças a falarem. “A fonoaudiologia é estar presente nos cuidados da audição, da articulação da fala e voz, da linguagem oral e também da leitura, e até nos fatores ligados à respiração oral e dificuldade na deglutição, por exemplo.”
Segundo Sheyla, o propósito da clínica é manter a qualidade do atendimento, não visando quantidade, mas sim pensando no bem-estar do profissional e do paciente. “Por isso, esse aconchego é oferecido, buscamos ofertar um ambiente calmo e acolhedor para quem nos procura. Durante esses 25 anos, passamos por muitos desafios e tristezas, mas também tivemos muitas conquistas e alegrias. Ao olhar para trás, fica o sentimento de gratidão por toda jornada percorrida, cada aprendizado e pelo apoio da minha família recebido ao longo desse percurso”, finaliza.