O tão esperado retorno…
Nosso retorno vem com mudanças nos aspectos estruturais e organizacionais na instituição que atende os protocolos de higienização e sanitização. Neste início trabalhamos com o acolhimento dos alunos, mas também das famílias. Todos, inclusive nós professores, de alguma forma estamos sensíveis a tudo que vem acontecendo e, de certa forma, inseguros, ansiosos e esperançosos com o que está por vir.
Neste retorno às aulas presenciais, inclusive, muito esperado por todos nós, nos demanda novas estratégias para a reinvenção tanto das relações afetivas, quanto do trabalho pedagógico em si, e principalmente, de acordo com a avaliação diagnóstica do aluno, contemplando assim novos encaminhamentos, além de outros combinados para a rotina, que será inteiramente diferente, como a aferição de temperatura logo após a chegada à instituição, distanciamento social, higienização das mãos e utilização de álcool em gel, além de novas estruturas e funcionamento como: do refeitório, quadra e até mesmo banheiro. Essa nova realidade está sendo um grande desafio para todos na instituição, inclusive para nós professores, mas conseguiremos nos adaptar e tudo ficará melhor com o tempo, vamos trabalhar com calma, resgatando os aprendizados vividos e priorizando nossos alunos.
Como José Pacheco, grande educador português sempre nos lembra: “Escola não é um edifício, escola são pessoas”. Logo, para além de todos os cuidados de higienização, que são importantíssimos, temos que focar na saúde emocional dos alunos. A situação vivida ainda é delicada sob muitos aspectos e, sobretudo, no aspecto emocional. Muitas e diversas foram as perdas, não podemos fechar os olhos para isso, mas esse exercício de autoconhecimento nos direciona para a busca de estratégias mais efetivas e eficazes para lidar com as questões que forem se apresentando no dia-a-dia.
Mais do que nunca, num contexto como o de uma Pandemia, precisamos pensar coletivamente, compartilhando a responsabilidade entre todos os envolvidos, trabalho coletivo/parceria entre instituição educacional e família, e contamos com este apoio. A instituição educacional é o lugar de encontro e aqui os alunos convivem, se socializam e aprendem uns com os outros, com os professores e com outros profissionais da instituição. Assim, preconizamos um retorno de forma saudável, segura e cheia de afeto.
*Por: Nayara Brito – professora da Estimulação Precoce – Apae Pomerode