A Associação Empresarial de Pomerode (Acip), com o objetivo de incentivar a redução da poluição visual, está com uma campanha diferenciada. Na última segunda-feira, dia 21, no outdoor da entidade que fica na Rua Luiz Abry, ao lado da AgroPet Scooby, foi colocado um teaser com o seguinte texto: “Logo não estarei mais aqui”.
A intenção é de a cada cinco dias retirar uma parte dele. Até não haver mais outdoor no local. A Acip e a Câmara Setorial de Turismo apoiam e ajudaram com ideias o Projeto de Lei da Prefeitura que está em discussão e pretende estabelecer regras com o objetivo de reduzir a poluição visual na cidade, com vistas a preservar o patrimônio cultural, histórico e paisagístico.
Por isso, o presidente da instituição, Fredi Zmazek Goede, diz que não teria coerência manter o outdoor e que a Acip deve dar o exemplo. “Estamos investindo em novas formas de divulgação. Entre elas, as redes sociais, que estão dando bons resultados”, afirma.
O Projeto de Lei, que o Executivo pretende apresentar à Câmara de Vereadores no próximo ano, prevê, além da redução no número de outdoors e de placas de propaganda, também a normatização. “Com normas definidas, será mais fácil manter a cidade mais bonita. Até pouco tempo, não tínhamos nenhuma regulamentação e cada um fazia do jeito que queria. Agora, já existe o decreto 4.094, da Cidade Limpa, que está ajudando. Mas, é necessário seguirmos o exemplo de outras cidades e regulamentar”, explica.
O decreto, que entrou em vigor em outubro desse ano, suspendeu temporariamente a concessão de licenças de veiculação de publicidade ou propaganda ao ar livre, além de limitar as áreas de exposição a sete metros quadrados. A medida vale para outdoors, painéis, cartazes, faixas, lonas, banners e luminosos.
As publicidades e propagandas cujas licenças expirarem em razão da suspensão temporária, devem ser removidas ou readequadas ao limite de área de exposição. Todas essas mudanças, depois que a lei estiver em vigor, terão um prazo para acontecer. Mas, segundo o presidente da Acip, a ideia é deixar a cidade, que é turística, muito mais bonita e tendo suas características preservadas.