domingo, 15 de junho de 2025
17.3 C
Pomerode
17.3 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Quando moda e matemática desfilam juntas

Projeto da Escola Prudente de Moraes apresenta um jeito diferente de aprender geometria

Colocar os ensinamentos em prática continua sendo uma das mais eficientes e divertidas formas de aprender. Que o digam os alunos do 3º ano do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Presidente Prudente de Morais, de Pomerode.

Desde o fim de junho, eles mergulharam de cabeça em um projeto diferenciado proposto pela professora de Matemática, Cristina Poffo. A ideia era levar os ensinamentos de geometria e outros conceitos de matemática para além do quadro e da sala de aula.

A educadora conta que sugerir formas criativas para trabalhar a disciplina tem sido uma postura adotada ao longo dos anos. “Procuro trabalhar isso com os terceiros anos, pois eles já têm todo o conhecimento de base que vem desde o Ensino Fundamental e, agora, estão entrando para o mercado de trabalho”, explica.

O maior desafio para ela foi pensar qual proposta se encaixava melhor com a turma desse ano. Percebendo que a área da confecção cresceu muito em Pomerode, pensou em transportar o ensino teórico para uma prática tão recorrente na cidade.

Dessa forma, através dos cálculos e formas geométricas, os estudantes elaboraram croquis. Com a modelagem das roupas definidas, foi a vez de tirar as peças do papel. A partir daí uma série de parcerias se tornou muito importante para o projeto.

Empresas pomerodenses doaram os tecidos e também acessórios, como elásticos. E o Senai forneceu uma palestra sobre moda e também a orientação e máquinas para costura.

A aluna Sara Ehmke Romig, de 17 anos, conta que todo o processo foi muito divertido. “Eu adoro cálculo. E, na hora da modelagem, por exemplo, era necessário saber que o retângulo era a base de tudo. O principal desafio foi com relação aos tamanhos, era difícil saber se ficaria grande ou pequeno”.

Foto: Marta Rocha

O resultado de tantas horas de trabalho, no entanto, foi muito satisfatório. “É muito legal ver a peça pronta e poder mostrar aos outros alunos, porque eu e meus colegas nos empenhamos muito para fazer aquilo.”

Para professora Cristina, projetos como esse fazem com que os alunos a tenham uma visão diferente da matemática. “Incentivam a percepção de que a matemática não é aquilo que eles pensam, uma coisa chata, para ser trabalhada apenas em sala de aula. Mas sim, algo que pode ser muito divertido e que traz grandes oportunidades.”

Para o diretor da escola, Márcio Porath, a criação do Novo Ensino Médio está favorecendo essas atividades e a inclusão de novas metodologias em sala de aula. “Como gestor, tentamos não esquecer que também já estivemos em sala de aula. E o quanto os alunos aprendem mais colocando a mão na massa, sem ficar só na teoria”, pontua.

Acompanhar os desfiles promovidos pelos alunos trouxe muita alegria a Márcio. “Enche o coração de orgulho e, às vezes, até mesmo os olhos de lágrimas”, finaliza.

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui