domingo, 15 de junho de 2025
20.6 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025
20.6 C
Pomerode
20.6 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Policiais civis, militares e federais recebem policiais da França que darão curso sobre técnicas de intervenções em Santa Catarina

Intervenções policiais em cenários com refém em ônibus, avião ou escola, sala de cinema ou veículos. Esses são alguns dos exemplos práticos em que policiais civis e militares de Santa Catarina, além de policiais federais, receberão treinamento ministrado no Estado por policiais da Polícia Nacional Francesa.

Nesta segunda-feira (13), houve a solenidade de abertura do curso denominado “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares”. O ato aconteceu no auditório do Centro Administrativo de Segurança Pública, em Florianópolis, com a presença dos comandos das Polícias Civil e Militar de SC, de representantes da Polícia Nacional Francesa, do Consulado da França e dos policiais que farão o treinamento.

No total, 22 policiais brasileiros participarão do curso, sendo dez da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina, dez do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE) da Polícia Militar de SC e dois policiais do Comando de Operações Táticas da Polícia Federal.

“Teremos uma polícia ainda mais especializada. Quem ganha é a sociedade catarinense, que passará a contar com técnicas diferenciadas e princípios que a França vem implementando, principalmente em questões envolvendo reféns e o combate em ambientes confinados, tubulares, como ônibus, aviões e shoppings”, destaca o delegado-geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

Intercâmbio

O comandante da Polícia Nacional da França, Adido de Segurança Interior Adjunto, Serge Giordano, esteve na solenidade e reforçou a importância do intercâmbio.

“Já vim várias vezes ao Estado, viemos ano passado e agora de novo. Há 32 anos compartilhamos (RAID) informações com as polícias brasileiras. Começamos há dois anos com a polícia de Santa Catarina, uma iniciativa que vamos continuar. É importante haver essa troca de experiência, os policiais de SC vão conhecer as nossas técnicas, mas também dois policiais franceses vão aprender a realidade de Santa Catarina”, comentou.

O comandante-geral da Polícia Militar de Santa Catarina, coronel Marcelo Pontes, lembrou da integração existente na segurança em Santa Catarina, por meio do Colegiado Superior de Segurança e assinalou também a troca de experiências na área operacional.

“É um momento importante para a Segurança Pública, oferecer esse curso para os policiais especializados da Polícia Civil e da PM mostra como todos têm a ganhar com o intercâmbio. Tenho certeza que nossos policiais aprenderão muito com o curso, mas os franceses também vão voltar com algo novo na bagagem. A integração se faz necessária e é algo que discutimos toda semana na reunião do Colegiado, e quem ganha com isso somos todos nós”, reforça Pontes.

Para a cônsul honorária da França em SC, Celina Maria Ramos Arruda Macedo, “no momento que vivemos, a segurança é extremamente importante e, no caso aqui será uma troca muito rica porque todos vão apresentar as suas técnicas”.

O curso

O curso “Técnicas de Intervenção no âmbito do CQB e das Estruturas Tubulares” ocorrerá entre os dias 12 a 24 de junho, em Florianópolis. Entre as atividades previstas estão Técnicas de tiro; CQB em estande; CQB e tiro em baixa luminosidade; técnicas em ambientes tubulares, com intervenção em ônibus e em avião; e em ambientes amplos, com intervenção em sala de cinema, escolas, veículos e ambientes urbanos.

CQB

O CQB (Combat Quarter Battle) é uma doutrina que consiste em técnicas de combate em ambientes confinados ou combate a curta distância, em que se emprega um conjunto de táticas que se diferenciam a depender da proximidade do alvo, das condições dos ambientes, que podem ser estreitos, restritivos ou confusos e do número de pessoas que participarão da ação.

Os policiais da França que ministrarão o curso são do grupo de Operações Especiais da Polícia Nacional da França, sob a sigla RAID, que significa Recherche, Assistance, Intervention, Dissuasion (Busca, Assistência, Intervenção e Dissuasão). A missão principal desta unidade é promover a intervenção tática especializada em situações de alto risco, lidando principalmente com terrorismo e crime organizado. A equipe da Polícia francesa e os integrantes do curso participarão do ato de abertura do curso, na segunda-feira.

Visita à Delegacia Geral

Após a solenidade, os policiais franceses e os representantes da França foram recebidos pelo delegado-geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, na Delegacia Geral. O coordenador da CORE/PCSC, delegado Jhon Vieira, e a cônsul da França, Celina Maria Ramos Arruda Macedo, também participaram do encontro.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas notícias