domingo, 15 de junho de 2025
19 C
Pomerode
19 C
Pomerode
domingo, 15 de junho de 2025

Pomerode moldada pelas mãos do artesão

Mantendo a tradição e a cultura local, o Grupo de Artesãos desenvolve o trabalho com muita dedicação

Foto: Mayara Koepp
Com carinho: Maria Izilda Alves é a presidente da Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode.

“O segredo é gostar do que faz e fazer tudo com muito carinho”. Para a presidente da Associação dos Artistas e Artesãos de Pomerode, Maria Izilda Alves, essas são as palavras que definem o sucesso e o progresso de todo e qualquer trabalho.

Envolvida com o artesanato desde pequena, Izilda conta um pouco sobre como surgiu o seu amor pela profissão. “Aos 12 anos comecei a fazer aulas com corte e costura, desde lá já fazia alguns trabalhos em casa. Meu pai me ajudava muito, cortava muitas peças pra mim”.

O dom e a habilidade começaram a surgir, encantando a todos que conheciam o trabalho. “Há mais de 20 anos iniciei fazendo tiaras típicas pra Oktoberfest, todos queriam, mas quase ninguém fazia”. Relembra ainda que naquela época o processo era mais demorado. “Fazia cerca de 180 a 200 tiaras por semana, engomava o tecido e personalizava as flores no boleador”, completa.

Após alguns anos, um convite inesperado para expor o trabalho na Festa Pomerana surgiu, desde então, o envolvimento com a festa só cresceu. “Nos três primeiros anos ajudava na decoração como voluntária, depois fui contratada para cuidar especialmente dessa parte do evento”, comenta.

Mayara Koepp /

Após 27 anos trabalhando com a Festa Pomerana, fazer parte dessa história é motivo de orgulho e alegria. “Quero agradecer a Pomerode, essa cidade alemã, ordeira, hospitaleira e que preserva a cultura do artesanato”.

Atualmente, cerca de 100 artesãos fazem parte da associação e trazem muitas novidades para o público, além de chaveiros, lembrancinhas e artefatos de decoração, o Bauernmalerei, autêntica pintura alemã, também é mantido pelo grupo. “O artesanato faz parte da cultura e da história de Pomerode, temos que nos orgulhar disso”, finaliza. 

Confira os locais e os horários de atendimento

Portal Turístico Sul – 8h às 18h, aberto todos os dias, incluindo feriados.  

*Horário especial Festa Pomerana- 8h às 20h.

Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege- 10h às 15h, aberto de terça-feira a domingo. 

Lojinha de Artesanatos, anexo ao Zoológico de Pomerode- 8h às 18h, aberto todos os dias.

*Horário especial de Verão- 8h às 19h

Mayara Koepp /Formas: trabalho dos artesãos encanta moradores e visitantes.

Atendimento especial durante os dias de Festa Pomerana: 

Feira Artesanal, Industrial e Comercial anexa ao Parque Municipal de Eventos de Pomerode.

Feira do coreto anexa a Praça Jorge Lacerda. 

Imagens

Proibido reproduzir esse conteúdo sem a devida citação da fonte jornalística.

Receba notícias direto no seu celular, através dos nossos grupos. Escolha a sua opção:

WhatsApp

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui