
As campanhas coloridas deste mês – além do dourado, o azul da luta contra o câncer de próstata – são uma boa oportunidade para que pais e filhos possam participar juntos de atividades educacionais e recreativas. Isso é o que vai acontecer no próximo dia 09, no Shopping Park Europeu, em Blumenau, com um dia de programação dedicada a adultos e crianças.
Uma iniciativa do Hospital Santo Antônio, com apoio da Calesita Brinquedos, o evento inclui talk “Falando sobre o Câncer infantil e a Saúde do Homem”, com apresentações da Dra. Marcela de Moraes Barros Sousa, oncologista pediátrica; do Dr. Bruno Ramos, oncologista clínico; e da Dra. Vanessa Silveira, radioncologista. Haverá ainda uma mesa redonda com relatos de experiências vividas por mães de pacientes de câncer infanto-juvenil, mediada pela psicóloga Daniela Batschauer, especializada em oncologia.
Enquanto os papais e a as mamães se informam, os pequenos poderão se divertir. Personagens infantis como o Onco Power, desenvolvido especialmente para o evento, estão convocados para animar a garotada que terá ainda à disposição uma brinquedoteca montada com brinquedos fornecidos pela Calesita. Residentes de enfermagem e psicologia do Hospital Santo Antônio e voluntários da Calesita irão fazer a monitoria do espaço infantil.
O Novembro Dourado, de prevenção ao câncer infanto-juvenil, foi criado em 2014 por iniciativa da Confederação Nacional de Instituições de Apoio à Criança e ao Adolescente com Câncer (Coniacc). A escolha do mês levou em conta o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil, instituído em 2008 e celebrado no dia 23. Desde então, o movimento tem crescido em todo o país, com ações que têm como objetivo esclarecer os pais sobre os sintomas e as consequências da doença mas, principalmente, fazer um alerta sobre a necessidade do diagnóstico precoce. Um laço dourado é a identificação da campanha
Já o Novembro Azul surgiu na Austrália, em 2003, aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, celebrado no dia 17. O movimento se espalhou por todo o mundo mobilizando organizações não governamentais e órgãos oficiais de governos. No Brasil, onde monumentos e prédios públicos e privados ganham tonalidade azulada para marcar a campanha, um dos principais objetivos é quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e fazer o exame de toque.
O evento do Shopping Park Europeu não é a única ação da Calesita neste mês. Veja a seguir, um resumo do que vai acontecer como parte da Campanha Novembro Dourado:
Dia 23/11
Ação em Pomerode
No dia dedicado à Prevenção e Conscientização sobre o câncer infanto-juvenil, a Calesita promove, no centro de Pomerode, distribuição de flyers informativos, alertando a população sobre a atenção aos sintomas/ diagnóstico precoce do câncer infantil. Neste dia, haverá também distribuição de balões dourados para a criançada.
LOCAL: Centro
HORÁRIO: Período da manhã
Durante todo o mês
Outdoors pela vida
Em pontos de Blumenau, Joinville e Pomerode, outdoors vão levar mensagens de superação em uma parceria da Calesita com a Associação Catarinense de Apoio às Pessoas Portadoras de Câncer (APCA).
Site especial – Novembro Dourado
Durante todo o mês, o site terá um espaço especialmente dedicado à campanha. Uma home com informações para os pais sobre os diversos tipos da doença, suas causas, sintomas e tratamento; um espaço para acompanhar a programação da campanha, depoimentos emocionantes e inspiradores de pacientes da ACPC fazem parte do material que será publicado.